FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Ecologia

Comissão do Rio Mãe Luzia inicia atividades

1 foto 002

Encontro ocorreu nesta sexta-feira

Cuidar e tratar de um rio tão importante para a comunidade e o desenvolvimento ambiental da região. Esse é o principal objetivo da comissão Rio Mãe Luzia, formada por representantes da Unesc e dos municípios de Forquilhinha, Maracajá, Siderópolis, Nova Veneza e Treviso. O grupo se encontrou na tarde desta sexta-feira (24/4), na Unesc, para criar o cronograma de ações para o ano de 2015.

Segundo a presidente da comissão, Miriam da Conceição Martins, entre as próximas ações estão o diagnostico ambiental do rio, ações informativas em escolas e instituições, além da participação no Seminário de Justiça Ambiental e 9ª Semana de Meio Ambiente e Valores Humanos da Unesc, que ocorre no mês de junho.

Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi
Net Lider
Credisol
Contape

Miriam afirma que estar à frente dessa iniciativa é uma grande missão. “É uma oportunidade única de contribuir com o desenvolvimento regional. O rio é de grande significado para a comunidade e vamos trabalhar fortemente para a recuperação dele”, ressalta.

Da comissão também participam os vereadores Romildo Soares, de Siderópolis; Margareth Marete Ubiali, de Treviso; Alberto Ranacoki, de Nova Veneza; Dimas Kamer, de Forquilinha e Roldinei Dassoler, de Maracajá. Representando a Unesc estão os professores Marcos Back, diretor do Iparque; Gisele Coelho Lopes, assessora acadêmica da Propex (Pró-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão) e Michel Alisson da Silva, diretor da Aditt (Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia da Unesc).

Do início à comissão

Tudo começou a partir do livro “Era uma vez o Rio Mãe Luzia”, escrito pelo professor do curso de História da Unesc, Carlos Carola e pelo egresso, também do curso de História, Nilso Dassi. Após o lançamento, o professor foi procurado para dar vida à restauração do Rio. “Nós tínhamos o intuito de motivar as pessoas e gerar um movimento de revitalização do Rio. Para que isso ocorra as pessoas precisam perceber que ele faz parte de todos. Não queremos que aconteça em nosso Estado o que tem ocorrido em São Paulo”, ressalta Carola.

O trajeto do rio

O Mãe Luzia nasce no município de Treviso, passando, aproximadamente, nove quilômetros distantes do centro de Siderópolis, percorrendo as áreas centrais das cidades de Nova Veneza, Forquilhinha e Maracajá. Quando se junta com o Rio Itoupava forma o maior rio da região sul-catarinense: o Rio Araranguá. O Mãe Luzia recebe afluentes de diversos rios menores. Pela margem direita, Pio, Manim, Jordão, Dondolo (ou Vargem), São Bento (Gurapari), Manoel Alves e Itoupava; pela margem esquerda, rios Dória, Ferreira, Morosini, Fiorita e Sangão.

Mayra Antonio De Lima|Foto: Mayra Lima

2 foto 006
3 foto 008
4 foto 015
5 foto 019
6 foto 023


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo