FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Comunidade

Começa a distribuição de absorventes para estudantes da rede estadual

alunas estudantes 20211229 1295145461

Após a assinatura do governador Carlos Moisés, foi publicado nesta quinta-feira, 7, o decreto que autoriza o início da distribuição gratuita de absorventes higiênicos para estudantes da rede estadual. A iniciativa, que está vinculada ao programa Gente Catarina, tem como objetivo combater a pobreza menstrual nas escolas. A estimativa inicial é beneficiar cerca de 60 mil alunas catarinenses com essa ação.

“Este é um ato significativo e muito importante. O combate à pobreza menstrual ganha ainda mais relevância no contexto da escola, de jovens que deixam de comparecer às aulas em determinados momentos e podem ser privadas de oportunidades. Temos a missão de melhorar a vida das pessoas e esta é mais uma ação com este objetivo”, afirma o governador Carlos Moisés.

A distribuição dos produtos será destinada a estudantes da rede estadual de ensino com 10 anos ou mais cujas famílias estiverem inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal. O objetivo é atender as alunas em situação de vulnerabilidade e que, por estarem em ciclo menstrual, poderiam deixar de frequentar a escola neste período.

Net Lider
Credisol
Contape
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza

Para a diretora de Ensino da Secretaria de Estado da Educação (SED), Maria Tereza Hermes Cobra, a distribuição é uma medida efetiva no combate à evasão escolar. “Serão contempladas as meninas que historicamente se afastavam da escola, em razão do seu contexto socioeconômico. É um mecanismo que contribui para a equidade social e educacional. O combate à pobreza menstrual dignifica e inclui”, finaliza.

Entrega de 700 mil pacotes nos próximos dias

O Governo do Estado já adquiriu 700 mil pacotes com absorventes que serão entregues às escolas em lotes a partir deste mês. A entrega dos produtos será organizada pelo coordenador do Núcleo de Educação e Prevenção às Violências (Nepre) de cada escola da rede estadual.

Cada estudante receberá na escola dois pacotes com oito absorventes todos os meses durante o ano letivo, considerando os critérios definidos no decreto.

Programa Gente Catarina

Em 2021, o Governo do Estado lançou o programa Gente Catarina, projeto que prevê ações desenvolvidas em conjunto pelos órgãos da administração estadual com o objetivo de aumentar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios catarinenses.

Integrada ao programa, a distribuição gratuita de absorventes será realizada para evitar que estudantes deixem de ir à escola durante o ciclo menstrual, combatendo a evasão escolar e garantindo a saúde e a dignidade das beneficiadas.

Redação – Pedro Henrique Jacoby Cureau


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo