Política

Combate à violência contra mulher em debate na Tribuna Livre da Câmara de Vereadores

A Sessão Ordinária desta segunda-feira na Câmara de Vereadores começou diferente nesta segunda-feira, 26. A coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Joseane Nazário, utilizou a Tribuna Livre para falar sobre o projeto Adikras Sankofa, em alusão ao Agosto Lilás, campanha de conscientização e combate à violência contra a mulher.

O projeto desenvolvido pelo Creas tem como objetivo proporcionar às mulheres o empoderamento feminino, tornando-as capazes de identificar relacionamentos abusivos, além de contribuir para a prevenção, por meio da construção de uma rede de apoio coletivo e, assim, oportunizar reflexões acerca das violências.

Segundo a coordenadora do Centro, Santa Catarina registra milhares de agressões todos os anos e em Forquilhinha a situação não é diferente, com dezenas de casos. “Esse espaço aqui é muito importante porque temos a oportunidade de explanar e debater o assunto. Quanto mais informações a população recebe, maiores são as chances de prevenir uma situação de violência”, reforçou Joseane.

Sabor D,Italia
Thiago Auto Lavação
Net Lider
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Colinas Chocolatteria

Os vereadores se colocaram à disposição do Creas para a realização de ações que promovam o debate sobre o tema e, consequentemente, o combate à violência contra a mulher.

Indicações

Melhorias na iluminação

O vereador Adenor Pola (PP) sugeriu ao Município, por meio de uma indicação, que, em parceria com a Coopera, faça a colocação de alguns postes e lâmpadas às margens da rua dos Cisnes que se estende até o loteamento Jardim Eldorado, no bairro Santa Cruz. “Esta rua também não possui acostamentos e a visibilidade fica prejudicada no período noturno, principalmente com a incidência de chuva. Vale ressaltar que essa rua é muito utilizada pelos moradores para se deslocarem até o trabalho, tendo um fluxo intenso, e a iluminação traria mais segurança à eles”, justificou o vereador.

Pintura de pista

Célio Elias (PT) solicitou ao Departamento Municipal de Trânsito de Forquilhinha, DEMUTRAN, e à Secretaria de Infraestrutura, a pintura da Rodovia Municipal Vante Rovares, no trecho entre o campo do Esporte Clube Santa Libera e o Aeroporto Diomício Freitas, no Bairro Santa Libera.

Duas indicações

Dois pedidos foram feitos pelo vereador Juares de Oliveira (PP). O primeiro é um estudo sobre a possibilidade de convênio com o Governo Federal para que seja construída uma unidade de saúde ou ambulatório para atendimento aos moradoras do Bairro Saturno e Barbieri. “Hoje os moradores desses bairros têm que se deslocar até o centro ou à Vila Franca para serem atendidos. Com uma unidade mais próxima, facilitaria o atendimento, trazendo inúmeros benefícios aos moradores”, explicou.

O segundo pedido direcionado ao Executivo trata da construção de uma academia ao ar livre e de um parque infantil com tobogã, igual aos demais instalados nas outras comunidades, na área pública, no Loteamento Barbieri, no bairro Saturno.

Mais vagas de estacionamento na área central

Já o vereador Arlei Dondossola (PR) sugeriu mudanças no trânsito na área central. Alterações que, segundo ele, são necessárias para criar mais vagas de estacionamento. A sugestão é eliminar o canteiro central da Avenida 25 de Julho, adaptando uma das laterais e, se necessário, alterar o sentido nas ruas adjacentes. “O objetivo principal é melhorar o fluxo de veículos no centro da cidade, diminuindo os congestionamentos e os riscos de acidente”, destacou Dondossola.

Francine Ferreira – Eliane Gonçalves

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo