FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Política

Combate à violência contra mulher em debate na Tribuna Livre da Câmara de Vereadores

Josi 1

A Sessão Ordinária desta segunda-feira na Câmara de Vereadores começou diferente nesta segunda-feira, 26. A coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Joseane Nazário, utilizou a Tribuna Livre para falar sobre o projeto Adikras Sankofa, em alusão ao Agosto Lilás, campanha de conscientização e combate à violência contra a mulher.

O projeto desenvolvido pelo Creas tem como objetivo proporcionar às mulheres o empoderamento feminino, tornando-as capazes de identificar relacionamentos abusivos, além de contribuir para a prevenção, por meio da construção de uma rede de apoio coletivo e, assim, oportunizar reflexões acerca das violências.

Segundo a coordenadora do Centro, Santa Catarina registra milhares de agressões todos os anos e em Forquilhinha a situação não é diferente, com dezenas de casos. “Esse espaço aqui é muito importante porque temos a oportunidade de explanar e debater o assunto. Quanto mais informações a população recebe, maiores são as chances de prevenir uma situação de violência”, reforçou Joseane.

Credisol
Net Lider
Contape
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza

Os vereadores se colocaram à disposição do Creas para a realização de ações que promovam o debate sobre o tema e, consequentemente, o combate à violência contra a mulher.

Indicações

Melhorias na iluminação

O vereador Adenor Pola (PP) sugeriu ao Município, por meio de uma indicação, que, em parceria com a Coopera, faça a colocação de alguns postes e lâmpadas às margens da rua dos Cisnes que se estende até o loteamento Jardim Eldorado, no bairro Santa Cruz. “Esta rua também não possui acostamentos e a visibilidade fica prejudicada no período noturno, principalmente com a incidência de chuva. Vale ressaltar que essa rua é muito utilizada pelos moradores para se deslocarem até o trabalho, tendo um fluxo intenso, e a iluminação traria mais segurança à eles”, justificou o vereador.

Plenario 1 1

Pintura de pista

Célio Elias (PT) solicitou ao Departamento Municipal de Trânsito de Forquilhinha, DEMUTRAN, e à Secretaria de Infraestrutura, a pintura da Rodovia Municipal Vante Rovares, no trecho entre o campo do Esporte Clube Santa Libera e o Aeroporto Diomício Freitas, no Bairro Santa Libera.

Duas indicações

Dois pedidos foram feitos pelo vereador Juares de Oliveira (PP). O primeiro é um estudo sobre a possibilidade de convênio com o Governo Federal para que seja construída uma unidade de saúde ou ambulatório para atendimento aos moradoras do Bairro Saturno e Barbieri. “Hoje os moradores desses bairros têm que se deslocar até o centro ou à Vila Franca para serem atendidos. Com uma unidade mais próxima, facilitaria o atendimento, trazendo inúmeros benefícios aos moradores”, explicou.

O segundo pedido direcionado ao Executivo trata da construção de uma academia ao ar livre e de um parque infantil com tobogã, igual aos demais instalados nas outras comunidades, na área pública, no Loteamento Barbieri, no bairro Saturno.

Mais vagas de estacionamento na área central

Já o vereador Arlei Dondossola (PR) sugeriu mudanças no trânsito na área central. Alterações que, segundo ele, são necessárias para criar mais vagas de estacionamento. A sugestão é eliminar o canteiro central da Avenida 25 de Julho, adaptando uma das laterais e, se necessário, alterar o sentido nas ruas adjacentes. “O objetivo principal é melhorar o fluxo de veículos no centro da cidade, diminuindo os congestionamentos e os riscos de acidente”, destacou Dondossola.

Francine Ferreira – Eliane Gonçalves


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo