FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Segurança

Com inverno seco, o alerta sobre riscos de incêndio em vegetação

prevencao cbmsc orienta sobre os riscos de incendios em vegetacoes 20190814 1586195569

A estiagem que tem predominado no inverno catarinense aumenta as chances de incêndios florestais e em áreas de vegetação. O alerta é do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, que registrou 1.655 ocorrências com fogo em vegetação no período de 1º de janeiro a 12 de agosto. O número representa um aumento de 11,9% com relação ao mesmo período de 2018, quando foram registradas 1.479 ocorrências deste tipo.

Este aumento foi ainda maior na região da Grande Florianópolis. Nas áreas atendidas pelo 1ºBBM (Florianópolis) e 10º BBM (sede em São José) houve aumento de 33,15%, num comparativo entre 1º de janeiro a 12 de agosto de 2018 e 2019.

Regiões atingidas por geadas também são propícias para incêndios, conforme destaca o tenente coronel Jefferson de Souza. “Este fenômeno causado pelo frio, comum nas regiões da Serra catarinense, costuma gerar seca nas vegetações, o que facilita a propagação de chamas”, explica o oficial.

Dengo Produtos de Limpeza
Contape
Maderonchi
Net Lider
Credisol

Ainda sem previsão de volumes de chuva significativos para o Estado, o CBMSC chama a atenção para ações de prevenção a incêndios em vegetação, além de dar dicas sobre como agir em situações de fogo.

Prevenção

Não apenas no período de geadas e estiagem, mas ao longo de todo o ano, o Corpo de Bombeiros Militar orienta a população que não inicie queimadas, principalmente fogo em lixo, terrenos e pastagens. A ação pode ocasionar graves acidentes, lembrando ainda que o vento no local costuma propagar as chamas.

Deve-se evitar também acender fogueiras em áreas de vegetação, não jogar bitucas de cigarro na mata ou mesmo em beira de estradas, atitude que muitas vezes passa despercebida e que também pode resultar em incêndios.

Como agir

Ao avistar um incêndio em vegetação, deve-se ligar imediatamente para o telefone de emergência 193. Segundo o tenente coronel Souza, a tentativa de combate às chamas por alguém não capacitado pode ser feita apenas se o fogo estiver no início, com a utilização de ferramentas, roupas e equipamentos de proteção adequados.”Sem os devidos cuidados, o indivíduo pode sofrer intoxicação pela inalação de fumaça e até mesmo queimaduras, em decorrência do forte calor”

Francine Ferreira – Monica Andrade


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo