Coronavírus

Com exceção do Balneário Rincão, municípios da AMREC não terão barreiras entre si

Uma reunião na manhã deste sábado, 21, na sede da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC) reuniu prefeitos, secretários de saúde e representantes do Governo do Estado, como a Coordenadora Regional de Saúde, Polícia Civil e de Defesa Civil. Na pauta do encontro, os próximos passos para frear o corona vírus (Covid-19) na região e as consequências que o problema vem causando na rotina da população.

Uma das principais deliberações foi a decisão de não formar barreiras entres os municipios da AMREC, com exceção do Balneário Rincão, uma vez que muitas pessoas estavam indo à praia. O prefeito Jairo Custódio, inclusive, demostrou preocupado com os moradores da cidade. “As pessoas precisam entender a gravidade da situação, não é momento pra lazer”, afirma o diretor executivo da AMREC, Vanderlei Alexandre.

Entre as medidas tomadas, a prefeitura de Criciúma vai alugar um hotel para que os profissionais da saúde que estejam trabalhando nos hospitais e na triagem possam evitar levar a contaminação para casa.

DM Seguros
Contape
Maderonchi
Spilere Serralheria
Colinas Chocolatteria
Thiago Auto Lavação

Além disso, uma dificuldade que deve ser enfrentada é a falta de médicos e profissionais da área da saúde, já que a demanda foi redobrada e ainda não chegou ao pico da situação, que tende a se agravar. “A população precisa seguir as recomendações e não sair de casa até segunda orientação”, reforça o diretor executivo da AMREC.

Os prefeitos ainda decidiram encaminhar um ofício a Federação Catarinense de Municipios (Fecam), sugerindo que o Governo Federal determine toque de recolher em todo território nacional, devido ao agravamento do quadro.

Já a compra de equipamentos e insumos de segurança que devem ser destinados aos profissionais de saúde, como máscaras, luvas e medicamentos, será feita via Consórcio Intermunicipal de Saúde da AMREC (CISAMREC).

Outro medida que deve ser adotada é a prorrogação dos prazos dos impostos municipais, tanto para lançamentos, quanto para as cobranças. Os prefeitos também manifestaram preocupações quanto as empresas, principalmente as que produzem alimentos e não podem parar, já que os prazos de quarentena devem ser prorrogados.

Ficou acordado que as próximas reuniões serão feitas através de sistema virtual e ou pelo aplicativo de conversa Whatsapp. A ideia dos prefeitos é de tomarem decisões em conjunto para o enfrentamento do coronavírus.

Redação – Antônio Rozeng

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Marka final pauta
Spilere Serralheria G
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo