FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Cobrança da tarifa de esgotamento sanitário está suspensa em Forquilhinha

Francine Ferreira 2017

DA COMUNIDADE

Cobrança suspensa

A cobrança da taxa de esgotamento sanitário de Forquilhinha, que começaria neste mês de julho, foi suspensa pela Casan por tempo indeterminado. De acordo com o superintendente Regional Sul Serra da companhia, Vilmar Bonetti, o objetivo é fortalecer a conscientização da população, que precisa se ligar a rede coletora antes que seja implantado o aumento de 100% na tarifa.

Atualmente, conforme o superintendente, de 15% a 20% do volume previsto para a Estação de Tratamento de Esgoto já está sendo tratado. No entanto, a quantidade representa um baixo número de residências conectadas, o que faz com que esse trabalho junto à comunidade precise ser reforçado.

Até o momento, não há previsão para que a cobrança da taxa seja retomada, mas é preciso destacar a importância de os moradores efetuarem a ligação à rede coletora, uma vez que trata-se de uma questão de saúde pública e, até por ser obrigatória, mesmo quem não estiver conectado precisará pagar futuramente. A primeira etapa do Sistema de Esgotamento Sanitário de Forquilhinha atende os bairros Centro, Vila Lourdes, Santa Clara, Santa Isabel, Santa Ana e Clarissas, proporcionando coleta e tratamento de esgoto para 35% da população.

Maderonchi
Contape
Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider
Credisol

USAR FRANCINE ETEestaçaotratamentoesgotoforquilhinha11

No Ministério Público

Ao mesmo tempo, o Ministério Público de Santa Catarina, por meio da Promotoria de Justiça da Comarca de Forquilhinha, segue avaliando a documentação encaminhada há alguns dias pelo vereador Célio Elias, solicitando a revisão da necessidade de se cobrar pelo tratamento de esgoto, 100% do valor da taxa de abastecimento de água. De acordo com a promotora Daniele Diamante, já existe uma ação de âmbito estadual que apura casos semelhantes e, se julgar necessário após avaliar os documentos, o caso de Forquilhinha poderá ser encaminhado à essa investigação.

Na rede

Um ano após a implantação da primeira Rede de Vizinhos pela Polícia Militar de Forquilhinha, o número de participantes no município já chega a mil pessoas, divididas em 13 diferentes redes. O objetivo é que, futuramente, essas redes sejam estendidas à todos os bairros da cidade. Mais informações sobre o programa podem ser obtidas por meio do contato (48) 3403-1312, ou no Pelotão da Policia Militar.

Alô, infraestrutura!

Parte da Avenida Professor Eurico Back precisa de reparos urgentes. O intenso trânsito de veículos pesados e as últimas chuvas registradas na cidade fizeram com que diversos buracos se formassem na pista, o que torna perigoso o tráfego para todos que precisam transitar pelo local. Alô, Secretaria de Infraestrutura!

13 07 Avenida Professor Eurico Back

Leilão

Lembrando que, na próxima segunda-feira, a Administração Municipal de Forquilhinha realiza um leilão público, presencial e online, a partir das 9h na Câmara de Vereadores. Serão leiloados terrenos, veículos, aparelhos de ar condicionado, fogões industriais, sucatas e cadeiras. Mais informações e o edital completo do leilão podem ser obtidos no site da prefeitura.

E os animais? Permanecem soltos

A população de Forquilhinha segue tendo problemas com os animais abandonados e soltos pelas ruas do município. A comissão formada para criar estratégias com objetivo de minimizar os impactos dessa situação tem trabalhado em um levantamento de custos para possíveis ações de castração, tratamento e chipagem desses animais. Para o próximo dia 23 de julho está agendada uma nova reunião entre os envolvidos, para que o projeto seja finalizado e encaminhado à Administração Municipal. O pleito é para que, de alguma forma, sejam viabilizados recursos para que tais ações sejam colocadas em prática o mais rápido possível.

Pedágio

Amanhã é dia de pedágio em Forquilhinha, em prol da reforma do Centro de Educação Infantil Comunitário Paraíso das Crianças, localizado no Bairro Ouro Negro. Com apoio dos bombeiros do município, a ação acontecerá das 8h às 12h, em quatro pontos de coleta nas principais rodovias dos Bairros Ouro Negro, Centro, Santa Ana e Santa Isabel.

DA POLÍTICA

Chamada

Após aprovação na Câmara de Vereadores, a criação de quatro novas vagas em cargos concursados da Administração Municipal já foi sancionada pelo Poder Executivo. São vagas para os cargos de eletricista, técnico em contabilidade, técnico em informática e analista de recursos humanos. Na próxima semana devem ser chamados os aprovados no concurso público para as três primeiras. Já o profissional de RH ficará para mais tarde, assim que o plano de ação para a função foi finalizado.

Na última sessão do Legislativo, em sua terceira tentativa desde o ano passado e em meio a muitos registros indignados da população, o polêmico Projeto de Lei foi aprovado por cinco votos favoráveis a quatro contrários. Diferentemente de 2017, o vereador petista Célio Elias mudou seu posicionamento e votou a favor da criação das vagas. Na mesma oportunidade e pelo mesmo placar, houve a rejeição de uma emenda proposta pela Comissão de Finanças para aprovar apenas a criação da vaga de eletricista.

Inclusão

A eleição da mesa diretora de mais um Parlamento Jovem da Câmara de Vereadores teve um ponto mais que especial nessa semana. Entre os eleitos das turmas de Ensino Médio, o representante da Apae de Forquilhinha, Vagner Kammer, passará a ocupar o cargo de vice-presidente do grupo no projeto.

13 07 Parlamento Jovem

Foto: Eliane Gonçalves

As floreiras

Na sessão desta semana, o vereador Maciel da Soler sugeriu à Administração Municipal, por meio de uma indicação, o deslocamento ou a retirada das floreiras verticais no canteiro central da Avenida 25 de Julho. Segundo o parlamentar, a solicitação visa atender uma reivindicação dos motoristas, pedestres e ciclistas, que reclamam da falta de visibilidade ocasionada pela instalação dessas floreiras.

Licença

Vereador Juliano Arns (PDT) se afasta do Legislativo de Forquilhinha a partir desta semana, pelo prazo de um mês, para se dedicar às matérias finais da segunda especialização em Gestão Pública. Em seu lugar, quem assumiu a cadeira foi o suplente Robertino de Souza, também do Partido Democrático Trabalhista.


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo