Colunistas

Cobrança da tarifa de esgotamento sanitário está suspensa em Forquilhinha

Câmara de Vereadores

DA COMUNIDADE

Cobrança suspensa

A cobrança da taxa de esgotamento sanitário de Forquilhinha, que começaria neste mês de julho, foi suspensa pela Casan por tempo indeterminado. De acordo com o superintendente Regional Sul Serra da companhia, Vilmar Bonetti, o objetivo é fortalecer a conscientização da população, que precisa se ligar a rede coletora antes que seja implantado o aumento de 100% na tarifa.

Atualmente, conforme o superintendente, de 15% a 20% do volume previsto para a Estação de Tratamento de Esgoto já está sendo tratado. No entanto, a quantidade representa um baixo número de residências conectadas, o que faz com que esse trabalho junto à comunidade precise ser reforçado.

Até o momento, não há previsão para que a cobrança da taxa seja retomada, mas é preciso destacar a importância de os moradores efetuarem a ligação à rede coletora, uma vez que trata-se de uma questão de saúde pública e, até por ser obrigatória, mesmo quem não estiver conectado precisará pagar futuramente. A primeira etapa do Sistema de Esgotamento Sanitário de Forquilhinha atende os bairros Centro, Vila Lourdes, Santa Clara, Santa Isabel, Santa Ana e Clarissas, proporcionando coleta e tratamento de esgoto para 35% da população.

DM Seguros
Colinas Chocolatteria
Thiago Auto Lavação
Contape
Maderonchi
Spilere Serralheria

No Ministério Público

Ao mesmo tempo, o Ministério Público de Santa Catarina, por meio da Promotoria de Justiça da Comarca de Forquilhinha, segue avaliando a documentação encaminhada há alguns dias pelo vereador Célio Elias, solicitando a revisão da necessidade de se cobrar pelo tratamento de esgoto, 100% do valor da taxa de abastecimento de água. De acordo com a promotora Daniele Diamante, já existe uma ação de âmbito estadual que apura casos semelhantes e, se julgar necessário após avaliar os documentos, o caso de Forquilhinha poderá ser encaminhado à essa investigação.

Na rede

Um ano após a implantação da primeira Rede de Vizinhos pela Polícia Militar de Forquilhinha, o número de participantes no município já chega a mil pessoas, divididas em 13 diferentes redes. O objetivo é que, futuramente, essas redes sejam estendidas à todos os bairros da cidade. Mais informações sobre o programa podem ser obtidas por meio do contato (48) 3403-1312, ou no Pelotão da Policia Militar.

Alô, infraestrutura!

Parte da Avenida Professor Eurico Back precisa de reparos urgentes. O intenso trânsito de veículos pesados e as últimas chuvas registradas na cidade fizeram com que diversos buracos se formassem na pista, o que torna perigoso o tráfego para todos que precisam transitar pelo local. Alô, Secretaria de Infraestrutura!

Leilão

Lembrando que, na próxima segunda-feira, a Administração Municipal de Forquilhinha realiza um leilão público, presencial e online, a partir das 9h na Câmara de Vereadores. Serão leiloados terrenos, veículos, aparelhos de ar condicionado, fogões industriais, sucatas e cadeiras. Mais informações e o edital completo do leilão podem ser obtidos no site da prefeitura.

E os animais? Permanecem soltos

A população de Forquilhinha segue tendo problemas com os animais abandonados e soltos pelas ruas do município. A comissão formada para criar estratégias com objetivo de minimizar os impactos dessa situação tem trabalhado em um levantamento de custos para possíveis ações de castração, tratamento e chipagem desses animais. Para o próximo dia 23 de julho está agendada uma nova reunião entre os envolvidos, para que o projeto seja finalizado e encaminhado à Administração Municipal. O pleito é para que, de alguma forma, sejam viabilizados recursos para que tais ações sejam colocadas em prática o mais rápido possível.

Pedágio

Amanhã é dia de pedágio em Forquilhinha, em prol da reforma do Centro de Educação Infantil Comunitário Paraíso das Crianças, localizado no Bairro Ouro Negro. Com apoio dos bombeiros do município, a ação acontecerá das 8h às 12h, em quatro pontos de coleta nas principais rodovias dos Bairros Ouro Negro, Centro, Santa Ana e Santa Isabel.

DA POLÍTICA

Chamada

Após aprovação na Câmara de Vereadores, a criação de quatro novas vagas em cargos concursados da Administração Municipal já foi sancionada pelo Poder Executivo. São vagas para os cargos de eletricista, técnico em contabilidade, técnico em informática e analista de recursos humanos. Na próxima semana devem ser chamados os aprovados no concurso público para as três primeiras. Já o profissional de RH ficará para mais tarde, assim que o plano de ação para a função foi finalizado.

Na última sessão do Legislativo, em sua terceira tentativa desde o ano passado e em meio a muitos registros indignados da população, o polêmico Projeto de Lei foi aprovado por cinco votos favoráveis a quatro contrários. Diferentemente de 2017, o vereador petista Célio Elias mudou seu posicionamento e votou a favor da criação das vagas. Na mesma oportunidade e pelo mesmo placar, houve a rejeição de uma emenda proposta pela Comissão de Finanças para aprovar apenas a criação da vaga de eletricista.

Inclusão

A eleição da mesa diretora de mais um Parlamento Jovem da Câmara de Vereadores teve um ponto mais que especial nessa semana. Entre os eleitos das turmas de Ensino Médio, o representante da Apae de Forquilhinha, Vagner Kammer, passará a ocupar o cargo de vice-presidente do grupo no projeto.

Foto: Eliane Gonçalves

As floreiras

Na sessão desta semana, o vereador Maciel da Soler sugeriu à Administração Municipal, por meio de uma indicação, o deslocamento ou a retirada das floreiras verticais no canteiro central da Avenida 25 de Julho. Segundo o parlamentar, a solicitação visa atender uma reivindicação dos motoristas, pedestres e ciclistas, que reclamam da falta de visibilidade ocasionada pela instalação dessas floreiras.

Licença

Vereador Juliano Arns (PDT) se afasta do Legislativo de Forquilhinha a partir desta semana, pelo prazo de um mês, para se dedicar às matérias finais da segunda especialização em Gestão Pública. Em seu lugar, quem assumiu a cadeira foi o suplente Robertino de Souza, também do Partido Democrático Trabalhista.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Spilere Serralheria G
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo