FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Justiça

Claro Celular não pode cobrar por serviço que não for expressamente contratado

A empresa de telefonia Claro Celular deve cessar imediatamente o envio de torpedos ou mensagens de texto que efetivem a contratação de serviços sem a anuência expressa dos clientes da Comarca de Pinhalzinho. A empresa deve, ainda, possibilitar o cancelamento imediato de qualquer serviço pelo mesmo meio de contratação, sem qualquer custo ao consumidor. A determinação foi obtida por meio de medida liminar obtida pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).

Na ação civil pública com pedido de liminar, o Promotor de Justiça Alexandre Volpatto relatou que apurou em inquérito civil que a empresa de telefonia enviava mensagens de texto – em geral para clientes com planos pré-pagos, oferecendo serviços como “Claro Segurança Total, “Dicas e Receitas” e Claro Viagens – e, mesmo sem ter a concordância dos consumidores, procedia à contratação dos serviços e efetuava cobranças indevidamente.

Na ação, o Promotor traz depoimentos de consumidores prejudicados pela prática da empresa, que relatam a contratação “forçada” do serviço e a impossibilidade de cessá-lo, apesar da insistência, seja por meio de mensagem, call center ou mesmo no atendimento presencial da operadora no município.

Net Lider
Contape
Credisol
Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi

Diante dos fatos apresentados pelo MPSC, a liminar pleiteada foi concedida. Para o caso de descumprimento, o Juízo da Comarca arbitrou a multa diária de R$100 mil, limitada a R$1 milhão. A decisão é passível de recurso. (ACP n. 0900035-17.2015.8.24.0049)

 MPSC


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo