FORQUILHINHA Previsão do Tempo
saúde

Cirurgia inédita realizada no Hospital São José ajuda paciente com dor crônica há oito anos

dor dor na perna dor no joelho cansaco perna

Procedimento de neuroestimulação medular melhora dor crônica de pacientes.

Maria das Graças Costa, 67 anos, sofria há oito anos com dor lombar e dores constantes nas pernas. Os problemas segundo a paciente, vieram após um acidente de trabalho, onde precisou passar por uma cirurgia; e mesmo assim, as dores não acabaram.

A dona de casa já havia procurado todo tratamento possível e nada, absolutamente nada, fazia com que as dores acabassem. Foi então que Maria descobriu um tratamento inovador, porém nunca realizado na região. A dona de casa viu esperança, e a expectativa para que suas dores acabassem, lhe deu um ânimo novo.

Net Lider
Contape
Maderonchi
Credisol
Dengo Produtos de Limpeza

A inovação trata-se da Neuroetimulação Medular, procedimento muito recente que vem sendo realizado por neurocirurgiões de todo Brasil. Em Criciúma o procedimento aconteceu no Hospital São José, e duas pacientes realizaram a cirurgia considerada inédita na região.

“O procedimento é um método para ajudar pacientes que sofrem com dor crônica há algum tempo. Posso certamente dizer que esta cirurgia é um avanço tecnológico, pois por meio de um aparelho implantado ao paciente, é possível fazer o controle da dor para áreas específicas e aplicar quantidades diferentes de estímulo de acordo com a sensibilidade e dor do paciente. Além de reduzir a dor, que é o objetivo principal; conduz a um menor consumo de medicações analgésicas” relata Dr. Sandro de Medeiros Neurocirurgião (CRM 8566/ RQE 9632).

Segundo o especialista o procedimento é significativamente menos invasivo, onde um equipamento é implantado no corpo do paciente em um pequeno orifício com menos de 1cm; já a recuperação do paciente para este tipo de procedimento leva em torno de três dias apenas.

A cirurgia inédita no HSJosé, foi feita por dois médicos neurocirurgiões, Dr. Sandro de Medeiros e Dr.Wagner Levati de Aguiar. “Fiz a cirurgia na esperança de não sentir mais dor. As dores eram intensas demais, começavam na coluna e desciam para as pernas onde eu quase não conseguia andar. A cirurgia me ajudou muito. Fiquei apenas três dias na UTI, quando sai de lá, vim para casa sem dor, mal podia acreditar. Estou muito feliz e o melhor, sem dor. Quando vou ao consultório eu e o Dr. Sandro rimos, pois antes eu entrava chorando e agora entro e saio sorrindo”, relata Maria das Graças.

A Neuroestimulação Medular

O método consiste em aplicar estímulos sobre a medula espinhal para interromper os sinais de dor transmitidos da medula para o cérebro. O tratamento segundo os especialistas é comprovadamente seguro e eficaz para controle de dor crônica. Dores no pescoço, coluna torácica e lombar, braços, mãos, pernas e pés, que podem se originar por distúrbios de nervos, por problemas na coluna, cirurgias prévias para outras doenças; podem ser revertidos com o procedimento.

A terapia da Estimulação Medular é eficaz no tratamento de dor crônica refratária.

Francine Ferreira – Katia Farias


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo