FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Região

Cerest promove primeira edição da Campanha Abril Verde em Criciúma

Atendimento ao trabalhor Foto Arquivo Decom

Ações serão realizadas para conscientizar a comunidade sobre a importância da prevenção da saúde do trabalhador.

A Administração Municipal, via Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), promove neste ano a primeira edição da Campanha Abril Verde em Criciúma. Durante o mês, visando mostrar aos moradores a importância da segurança e saúde do trabalhador, ações de divulgação e conscientização para a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho serão realizadas.

Conforme a Organização Internacional do Trabalho (OIT), aproximadamente 270 milhões de trabalhadores sofrem anualmente, em todo o mundo, lesões graves ou mortais ocasionadas por acidentes de trabalho, sendo mais de 700 mil somente no Brasil. “São números alarmantes e que nos preocupam, por isso, vem a importância de conscientizar a população. Nosso intuito é reduzir os acidentes de trabalho e os agravos à saúde do trabalhador, mobilizando a sociedade, empresas e entidades de saúde”, ressalta a coordenadora do Cerest de Criciúma, Simone Lemos.

Contape
Maderonchi
Credisol
Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider

No próximo sábado, a partir das 9h, em frente à Casa da Cultura Neusa Nunes Vieira, na Praça Nereu Ramos, profissionais do Cerest distribuirão materiais informativos aos moradores. “Será um evento em alusão ao Dia Mundial da Saúde, tendo também a presença de funcionários do Hospital São José e acadêmicos dos cursos de saúde da Unesc. Durante o mês também serão realizadas capacitações de enfermeiras da Atenção Básica de Saúde”, relata a coordenadora.

Lei municipal

De acordo com Simone, este é um ano para implementar e divulgar a Campanha Abril Verde na cidade. O Cerest de Criciúma pretende expandir o evento a partir de 2018. “Estamos buscando parcerias de sindicatos e entidades ligadas à saúde para ampliar as ações no próximo ano. Também queremos levar à Câmara de Vereadores um projeto para criação de uma lei municipal, tornando o Abril Verde uma campanha anual. Já existe uma lei nacional com as diretrizes de todo o território brasileiro, porém precisa ser criado no município um regulamento adaptando conforme a região”, afirma.

Abril Verde

No Brasil, a Campanha Abril Verde iniciou em 2014 com o objetivo de combater doenças e acidentes de trabalho, além de promover a cultura de prevenção, beneficiando empregados e empregadores. O mês de abril foi adotado para promover a campanha por conter duas datas relacionadas ao tema: 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, e 28 de abril, Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho. A cor verde foi escolhida por representar a segurança do trabalho.

Francine Ferreira – Émerson Justo


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo