Cultura

Centro Cultural Jorge Zanatta de portas abertas

Reinauguração Jorge Zanatta Fotos Maria Duarte 6
Foto: Maria Duarte

Debaixo de chuva, o casarão foi reinaugurado e agora volta a receber os criciumenses.

Os termômetros de Criciúma marcaram temperaturas elevadas nesta sexta-feira, 14. A sensação térmica para os criciumenses chegou a 45º C, mas o fato mais marcante iria ocorrer em meio a uma chuva forte de fim da tarde. O Centro Cultural Jorge Zanatta reabriu as portas já trazendo suas raízes, com apresentações artísticas e musicais. Em frente ao prédio, autoridades e comunidade acompanharam a cerimônia.

Como forma de agradecimento, o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro e a primeira-dama de Criciúma, Adriana Salvaro, juntamente com as demais autoridades entregaram homenagens à família do homem que dá nome ao casarão. Familiares e a esposa de Jorge Zanatta marcaram presença na reinauguração, emocionados com a lembrança.

Maderonchi
Net Lider
Contape
Dengo Produtos de Limpeza
Posto Bravo

Os ex-presidentes da Fundação Cultual de Criciúma (FCC) também foram homenageados pelo trabalho exercidos à frente da pasta. “Voltou o resgate da cultura de Criciúma, de um prédio que estava totalmente abandonado que hoje, com certeza, estamos entregando não só para Criciúma, mas para toda região. A verdadeira obra de arte, que graças a uma parceria junto ao DNPM e Expresso Forquilhinha conseguimos entregar”, expôs o presidente interino da FCC, Arleu da Silveira.

O casarão já estava aberto ao público com a exposição de arte ‘Apesar de Tudo’, na galeria de arte contemporânea, com artistas da cidade e galpão das artes com a Feira da Economia Criativa.

Após a cerimônia, a população acompanhou as apresentações do flautista Jota e da pianista Deise Marconi Perez, integrante da fundação há mais de 15 anos. Como a visitante e comerciante da rua Pedro Benedet, Adalziza Regina da Silva Córdova. Ela relembrou do Café Concerto, que costumava visitar no espaço. “É um passo para cultura de Criciúma, aqui é uma referência. O local era o nosso ponto de encontro, e acredito que isso vai retornar. E agora, com a reinauguração, vai chamar mais o público para essa região”, ressaltou a visitante.

Em seu discurso, o prefeito lembrou as palavras do Coronel Pedro Benedet antes da construção do prédio. O chefe do Poder Executivo repetiu em italiano os dizeres do homem que nomeia a rua em frente ao Centro Cultural. “Aqui será uma grande casa, uma bela casa que vai guardar não sei o quê, mas é algo muito importante. Tão importante que décadas depois estamos aqui na rua que leva o nome dele”, lembrou. “A arquitetura é simples, ela está realmente integrada à cultura e à alma da gente criciumense, por isso, estou muito feliz nessa noite em poder entregar esse presente”, frisou o prefeito.

Francine Ferreira – Ana de Mattia

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo