FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Região

Catedral São José será homenageada pelos seus 100 anos

Igreja

A Câmara de Vereadores de Criciúma fará homenagem ao centenário da catedral São José. A Sessão Especial, proposta pelos vereadores, será nesta quarta-feira (13/9), a partir das 19h, no Auditório São José. O evento será abrilhantado pela Associação Coral de Criciúma e é aberto ao público em geral. A Sessão também será transmitida ao vivo pelo face do Legislativo: camaracriciuma.sc.gov.br.

“Nós queremos manifestar a nossa gratidão ao Poder Legislativo da nossa cidade de Criciúma pelo reconhecimento, por todo trabalho, por toda importância à nossa Catedral São José. Em torno da Catedral, em torno da igreja São José se desenvolveu a nossa cidade e, com a graça de Deus, chegamos a esses 100 anos de edificação deste templo que temos no centro da cidade. Nosso agradecimento à Presidência da Câmara, ao vereador Júlio Colombo e a todos os demais vereadores que estarão conosco na Sessão Especial. Também queremos manifestar o nosso convite a toda a população, para que esteja conosco nesta quarta-feira, no Auditório São José para a Solene Sessão de Homenagem à Catedral, lembrando que serão homenageados também dois sacerdotes que trabalharam e trabalham na Catedral: padre Silvestre, pelos seus 50 anos de sacerdócio, e o padre Manoel (Maneca), pelos seus 60 anos de sacerdócio. Por tudo, Deus seja louvado e à nossa Câmara, uma vez mais, obrigado”, agradeceu o padre Antonio da Silva Miguel Junior, pároco da Paróquia São José.

“É uma grande honra para o Legislativo fazer essa homenagem. Essa proposta é de todos os vereadores e contamos com a presença de toda a população”, disse o presidente da Câmara, vereador Julio Colombo (PSB).

Net Lider
Credisol
Dengo Produtos de Limpeza
Contape
Maderonchi

O centenário da catedral São José será oficialmente celebrado na missa do domingo, em 17 de setembro, às 10 horas. Em 1899, foi inaugurada a primeira igreja na atual paróquia são josé. Dom José Camargo de Barros, bispo de Curitiba, nomeou o padre Ludovico Coccolo primeiro padre da capela. Na época, Criciúma pertencia à diocese de Curitiba. A matriz São José foi inaugurada no dia 17 de setembro de 1917. Em 21 de dezembro de 1950 foi criada a paróquia São José, por Dom Joaquim Domingos de Oliveira, bispo da diocese de Florianópolis.

A diocese de Florianópolis foi instalada e criada em 1908. Portanto, Criciúma passou a pertencer àquela diocese. Em 1954 foi criada e instalada a diocese de tubarão, da qual Criciúma pertenceu até 1998. A diocese de Criciúma foi criada pelo papa João Paulo II em 27 de maio de 1998, através da bula papal “sollicitus de spirituali bono” (solícito pelo bem espiritual de seus fiéis) e instalada oficialmente no dia 15 de agosto de 1998.

Com São José por padroeiro, compreende seis comarcas que congregam 33 paróquias, dois santuários diocesanos e 539 comunidades. Abrange um território de 5.046,7 km², com 26 municípios e mais de 599 mil habitantes.

Teve por seu primeiro bispo, quando de sua criação, dom Paulo Antonio de Conto. Com sua transferência, em 2008, assumiu como administrador diocesano o padre Wilson Buss. Desde 16 de setembro de 2009, sob nomeação do papa Bento XVI, a diocese está sob a missão de dom Jacinto Inacio Flach, cuja posse se deu no dia 13 de novembro do mesmo ano.

Francine Ferreira – Daniela Savi


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo