FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Entretenimento

Catarinenses entre os melhores competidores de poker online do mundo

poker 1
Foto: br.pokernews.com

“Geraldo César é número um do Brasil no poker online”. Photo by Pokernews.

Porta de entrada para muitos jogadores no Brasil e no mundo, o poker online tomou proporções gigantescas com o avanço da tecnologia e também pela introdução de novos aplicativos para o setor nos últimos anos.

De acordo números fornecidos pela Confederação Brasileira de Texas Hold’em (CBTH) em 2018, há mais de oito milhões de praticantes da modalidade no país. Para efeito de comparação, havia seis milhões em 2016 — crescimento de um milhão de jogadores por ano.

Credisol
Contape
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider

Uma pesquisa TIC Domicílios apontou que 126,9 milhões de pessoas estão conectadas à internet no Brasil e metade da população rural consegue acessar a internet. Ou seja, é perfeitamente cabível relacionar essa estatística com o crescimento de jogadores de poker no Brasil no fim da atual década.

O Brasil é um dos países com maior tradição no poker online mundial. Na última Copa do Mundo de Poker Online (WCOOP), por exemplo, o Brasil encerrou a sua participação com 23 medalhas de ouro — atrás apenas dos russos e dos britânicos.

No cenário atual do poker online nacional, Santa Catarina é o Estado de maior força e parte de seus representantes são três melhores jogadores no país na modalidade — de acordo com o ranking do portal PocketFives, site norte-americano que é referência no setor.

Bruno Volkmann, 3º colocado

Bicampeão mundial de poker online, Bruno Volkmann trocou as quadras tênis pelos os feltros online para se tornar uma referência do esporte das cartas no Brasil. Líder do ranking brasileiro em duas oportunidades e número 28 do mundo atualmente, ele ultrapassa a marca de US$ 5 milhões em premiações na carreira.

poker 2

“Bruno Volkmann é bicampeão mundial”. Photo by Danny Maxwell.

Em 2010, quando ainda tentava carreira profissional como tenista, Volkmann começou a jogar poker com os amigos e tomou gosto pelo esporte da mente. A partir daí o jogador decidiu não continuar no tênis e começou a participar de torneios pequenos para aprimorar sua técnica e ganhar experiência.

As maiores conquistas da carreira de Volkmann foram os dois títulos do Campeonato Mundial de Poker Online em 2017 e 2018. Além disso, ele conseguiu ir bem em diferentes torneios ao longo da temporada e esses resultados colocam Volkmann em boas condições para brigar pelo topo do ranking brasileiro há pelo menos três anos.

Na atual temporada, o jogador catarinense também conseguiu resultados expressivos no poker ao vivo. Em maio, Volkmann foi muito bem na etapa de Monte Carlo do European Poker Tour (EPT) e encerrou sua participação no evento monegasco entre os 14 primeiros colocados.

Fabiano Kovalski, 2º colocado

No auge da carreira, Kovalski está na 14a colocação do ranking mundial de poker online (sua melhor posição). Assim como Bruno Volkmann, Kovalski já conquistou o WCOOP e é dono de um currículo que poucos jogadores têm no país.

O catarinense é sócio do Samba Poker Team, um dos times de poker mais conceituados no cenário latino-americano. “O Samba Team é uma comunidade muito unida, além de todo mundo ajudar todo mundo na parte técnica, torcemos muito um pelo outro e funciona como uma família mesmo. Tanto é que quem entra para a equipe dificilmente sai e a gente tem muito orgulho de todo mundo que está ali, dessa união da galera”, disse o jogador em
entrevista para o site SuperPoker.

Com resultados sólidos em praticamente todos os meses da atual temporada, Kovalski vem de excelentes resultados conquistados na Bounty Builder Series — série conceituada do poker online mundial. Em dois torneios da série o catarinense alcançou mesa final e faturou US$ 107.500 em prêmios.

poker 3

“Fabiano Kovalski também é competitivo em eventos ao vivo”. Photo by Neil Stoddart.

No poker ao vivo, um dos melhores resultados da carreira de Kovalski foi conquistado na Espanha, no EPT de Barcelona (2018). Além de ter sido o jogador brasileiro mais bem ranqueado do evento, ele terminou a etapa de Barcelona na 11ª posição.

Geraldo César, 1º colocado

Número um do Brasil e 11o colocado no ranking mundial de poker online do PocketFives, Geraldo César chegou ao posto de 4o melhor jogador do mundo no primeiro semestre da atual temporada.

“Não imaginava um ano desse. Não me esperava no topo do ranking, entrar no top 5 do PocketFives foi incrível, algo que não esperava”, disse ele em declarações ao portal do SuperPoker.

Os resultados de Geraldo César no poker online são impressionantes e é motivo de orgulho para o esporte catarinense. Ele é bicampeão do TCOOP, campeão do WCOOP e duas vezes vice-campeão do SCOOP.

poker 4

“Geraldo César vive a melhor fase de sua carreira”. Photo by Carlos Monti.

Além de tentar fechar a temporada como líder do ranking nacional, um dos focos de Geraldo César para a reta final de 2019 é competir no BSOP Millions, etapa que encerra a temporada do Campeonato Brasileiro de Poker — etapa esta que ele nunca venceu.

Razões do rápido crescimento do poker online brasileiro

Os grandes jogadores do poker online brasileiros são integrantes de times muito capacitados e que realizam um trabalho de equipe espetacular a longo prazo. Não por acaso, Bruno Volkmann, Fabiano Kovalski e Geraldo César são sócios de equipes.

Grandes empresas de poker também têm uma parcela de contribuição para o crescimento do poker online brasileiro. Na página da 888 Poker Brasil, por exemplo, há diversos tutoriais sobre o esporte para auxiliar os jogadores e torneios online abertos para o público dos feltros online brasileiro testar suas habilidades.

Além disso, ter grandes jogadores no topo poker mundial incentiva toda uma geração a praticar cada vez mais o poker online, pois um dos grandes trunfos do esporte das cartas no mundo é o seu lado democrático e qualquer pessoa interessada na modalidade pode praticar a qualquer hora e em qualquer lugar.

Não por acaso, não são raros os exemplos de competidores recreativos brasileiros que conseguem vencer torneios de grande porte ao redor do mundo, tanto nos feltros virtuais quanto em eventos ao vivo.


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo