FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Justiça

Em caso de violência doméstica, Justiça catarinense concede medida protetiva online

Em caso de violência doméstica Justiça catarinense concede medida protetiva online

Para garantir proteção às mulheres, a Justiça catarinense decidiu conceder as medidas protetivas de forma virtual durante a quarentena. Funciona assim: a vítima​ pode fazer a denúncia por telefone ou WhatsApp (vejo os números abaixo) ou, se preferir, pode ir a uma D​elegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (Dpcami), que estão operando normalmente. Se necessário, a vítima será encaminhada ao Instituto Médico Legal para o exame de corpo de delito. Na sequência, o delegado envia a ocorrência para distribuição nas respectivas Varas e o juiz, dependendo da situação, concede a medida protetiva – mas faz isso de forma online, com assinatura eletrônica.

Na quinta-feira da última semana, 26, o Poder Judiciário de Santa Catarina prorrogou o prazo de eficácia das medidas protetivas, em vigor ou prestes a expirar, até o próximo dia 30 de abril. A decisão foi oficializada por meio de uma orientação conjunta, subscrita pela Corregedoria-Geral da Justiça do TJSC e pela Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid).

Por lei, caso a vítima não manifeste seu interesse na prorrogação, essas medidas protetivas expiram de forma automática. Este pedido, na maioria das vezes, é feito presencialmente. Porém, por causa das ações adotadas para prevenir o rápido avanço da Covid-19 em Santa Catarina, algumas mulheres estão tendo dificuldade em fazer o pedido. Diante disso, o TJ ampliou o prazo de validade das medidas, independentemente da manifestação da vítima. “Estas duas decisões têm o mesmo objetivo”, explica a desembargadora Salete Sommariva, presidente da Cevid, “garantir a proteção às mulheres e manter a efetividade da prestação jurisdicional”.

Contape
Credisol
Net Lider
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza

TELEFONES

  • Ligue 180 – Governo Federal;
  • Disque Denúncia 181 – Polícia Civil de SC;
  • (48) 98844-0011 – WhatsApp da Polícia Civil de SC;
  • 190 – Polícia Militar de Santa Catarina, para situação de emergência;
  • Aplicativo PMSC Cidadão, disponível em Android ou IOS.
Redação – Fernanda de Maman


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo