FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Segurança

Caso Delegado Vargas: investigação é concluída com a prisão de último envolvido

Vargas

A Polícia Civil de Santa Catarina prendeu o último investigado por participação no crime de latrocínio que resultou na morte do Delegado Aposentado, José Tadeu Vargas dos Santos, de 66 anos. O preso tem 18 anos e é natural de Içara, onde também foi localizado no início da tarde desta segunda-feira (30/01/2023) e capturado pelos policiais da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Criciúma e da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC/PCSC). Havia Mandado de Prisão Preventiva expedido contra ele.

Com esta prisão do quinto indivíduo envolvido diretamente na prática do crime, o caso é dado por concluído pelo Delegado Yuri Miqueluzzi, à frente da investigação e responsável pela Divisão de Repressão a Roubos (DRR/DIC). O desfecho do Caso Delegado Vargas e todo o enredo da investigação foram apresentados em entrevista coletiva para a imprensa, com a participação também do Delegado Regional de Criciúma, Vitor Bianco Júnior. Foram 25 dias de trabalho ininterrupto desde o dia 6 de janeiro deste ano, quando a vítima reagiu ao roubo ocorrido no bar em que estava naquela noite de sexta-feira, no bairro Capão Bonito, localidade do interior de Criciúma.

“Foi um trabalho discreto de muita investigação para hoje termos alcançado pleno sucesso, com a identificação de todos os envolvidos no latrocínio e de quem os ajudou e também a captura dos autores”, revelou Miqueluzzi. Além da prisão de hoje, dois outros homens foram presos em flagrante no dia seguinte ao fato, um adolescente apresentou-se na delegacia 11 dias depois e foi internado provisoriamente e o quinto investigado foi morto em confronto com a polícia, enquanto tentavam efetuar a prisão dele na tarde da última sexta-feira, no interior do município de Cocal do Sul.

Maderonchi
Contape
Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
Net Lider

A INVESTIGAÇÃO

A elucidação do crime de latrocínio que vitimou o Delegado Vargas foi complexa e envolveu diversas técnicas investigativas disponíveis à Polícia Civil e também o uso de múltiplos recursos operacionais, além do gerenciamento de grande quantidade de efetivo. Restou apurada a participação direta de cinco pessoas e um veículo. A intenção da ação criminosa era roubar uma caminhonete. “A caminhonete do Delegado Vargas estava estacionada na frente do bar e foi um chamariz. Não havia a intenção direcionada ao profissional de segurança pública, mas houve a reação da vítima e a troca de tiros que o atingiu”, descreveu Miqueluzzi.

O cumprimento de mandados de busca e apreensão no segundo dia após o crime rendeu farto material com informações a evoluir a investigação em maior velocidade. Segundo o Delegado da DRR/DIC, no domingo, menos de 48 horas do episódio, a investigação já conseguiu elucidar a autoria, com a identificação dos cinco envolvidos. A partir de então, o trabalho da Polícia Civil foi para localizar os três indivíduos que não tinham sido presos em flagrante. O adolescente de 17 anos também entregou na Delegacia duas armas de fogo: uma pistola calibre 380, de propriedade do Delegado Vargas, e outra usada no crime, calibre 7,65mm.

Os adultos apontados como autores do crime foram indiciados pelos crimes de latrocínio, associação criminosa e corrupção de menores. O adolescente apontado pelo ato infracional equiparado aos crimes de latrocínio e associação criminosa. Outras cinco pessoas foram também indiciadas pelo crime de favorecimento pessoal, por terem auxiliado na fuga e esconderijo dos investigados. Todo o trabalho da Polícia Civil neste caso foi integrado entre a DIC Criciúma e as unidades especializadas da DEIC/PCSC: Delegacia de Roubos e Antissequestro (DRAS) e Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO), envolvendo cerca de 120 policiais civis.

Redação – Taize Pizoni de Souza


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo