FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Segurança

Case Sul estará em funcionamento no início de 2018

Case Sul Daniel Búrigo
Foto: Daniel Búrigo/A Tribuna

Projeção é do Departamento de Administração Socioeducativo de Santa Catarina; estrutura terá 60 novas vagas.

Com andamento dentro do esperado e obras na fase final de construção, o Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Sul deve ficar pronto e entrar em funcionamento no primeiro trimestre de 2018. A projeção é do Departamento de Administração Socioeducativo (Dease) de Santa Catarina, que vem trabalhando para finalizar também os trâmites legais para oportunizar a abertura da unidade.

De acordo com o diretor do Dease/SC, Zeno Augusto Tressoldi, o departamento tem trabalhado para agilizar a obra no Sul catarinense, que promete trazer um alívio no que diz respeito ao atendimento socioeducativo. “Com o Case pretendemos revolucionar a questão envolvendo o número de vagas na região. A intenção é quase suprir toda a demanda do sul, já que serão 60 novas possibilidades de internação. É um local no padrão do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, feita para proporcionar um tratamento diferenciado, mais digno, com equipamentos novos e de ponta”, completa.

Credisol
Maderonchi
Net Lider
Contape
Dengo Produtos de Limpeza

A estrutura bruta do Case Sul está praticamente toda de pé. “Os alojamentos já estão fechados. Seguimos construindo o anfiteatro e fechando o muro dos fundos da unidade, e depois disso faltará apenas a parte de acabamento, como colocação de telas entre as casas e a parte de segurança entre as telas e o muro. Inclusive, essa parte do muro trará, também, uma ótima segurança externa, para deixar a comunidade mais tranquila, uma vez que está sendo construída uma verdadeira muralha de quatro metros ao redor de todo o complexo”, elenca Tressoldi.

Para a secretária de Estado da Justiça e Cidadania, Ada Faraco De Luca, o Case Sul será um centro de ressocialização de primeiro mundo, onde o adolescente terá acesso à escolarização, cursos profissionalizantes, atendimento médico, odontológico e psicológico, além de atividades de lazer. “Favorecendo, assim, a reinserção do nosso jovem ao convívio social. Essa construção é uma antiga reivindicação da comunidade criciumense e com empenho e dedicação estamos construindo uma unidade socioeducativa modelo para atender nossos jovens adolescentes em conflito com a lei”, afirma.

Estrutura completa

Localizado em uma área rural da comunidade de Espigão da Pedra, o Case Sul Criciúma terá vaga para 60 adolescentes, sendo 40 para os que estiverem com condenação definida e 20 para os que ainda aguardam julgamento. O terreno, próximo à BR-101, foi doado pela Prefeitura de Criciúma e abrigará uma estrutura com área administrativa, alojamentos, lavanderia, almoxarifado, salas de aula, ginásio de esporte, ambulatório, salas de aula, oficinas profissionalizantes, teatro, centro ecumênico, quadra polivalente e sala multiuso.

Serão 186 funcionários trabalhando no local. Quando concluída, a obra terá 5,5 mil metros quadrados de estrutura construída em um terreno de 60 mil metros quadrados.

O Case é administrado pelo Governo do Estado e tem como objetivo ressocializar adolescentes, de ambos os sexos, que cometeram atos infracionais. No local, os menores cumprem suas Internações Provisórias e medidas socioeducativas de semiliberdade e de internação, decretadas por alguma autoridade judiciária competente. Tais direitos foram estabelecidos na Lei nº. 8.069/90 do Estatuto da Criança e do Adolescente e no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo. O período máximo de internação é de três anos.

Francine Ferreira


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo