FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Alerta

Casan tranquiliza população sobre segurança de barragem

unnamed

Para tranquilizar a população da região, a CASAN reafirma a segurança da Barragem do Rio São Bento. A unidade localizada em Siderópolis possibilita a captação de água para abastecimento dos municípios de Criciúma, Forquilhinha, Siderópolis, Nova Veneza, Maracajá e parte de Içara.

Os engenheiros responsáveis pela estrutura de concreto informam que o local tem Licença Ambiental de Operação vigente e seu monitoramento é realizado de hora em hora, em obediência ao Plano de Operação da Barragem.

A Companhia está finalizando uma obra de recuperação de taludes que foram danificados durante um temporal que atingiu a região. A obra alongará em mais 1 metro a estrutura do enrocamento – colocando blocos de rochas onde poderia haver alguma eventual erosão -, e também corrigirá uma infiltração existente na “ombreira direita” do reservatório, o que não acarreta risco algum à estrutura.

Dengo Produtos de Limpeza
Contape
Maderonchi
Net Lider
Credisol

“A recuperação de taludes e a correção da pequena infiltração dão ainda mais segurança ao sistema”, assegura o engenheiro civil Jaison Araújo Speck, da Superintendência Regional do Sul-Serra.

Como medida de manutenção preventiva, a CASAN realiza a inspeção das estruturas com consultores externos, sendo que neste ano de 2019 uma nova averiguação técnica já está programada.

“O objetivo permanente da Companhia é cercar-se das mais diferentes visões de especialistas no tema, além do olhar vigilante de nosso quadro funcional”, explica a engenheira Fabíula Bortolotto, superintendente Regional Sul-Serra.

“Em todas as inspeções externas as melhorias sugeridas são realizadas, e assim a barragem pode ser considerada uma estrutura estável, segura e mantida sob constante monitoramento”, complementa o engenheiro Speck.

Construída a partir de 2002, a Barragem localizada na comunidade de Vila São Pedro, em Siderópolis, foi inaugurada em 2006. O objetivo da obra foi solucionar o problema recorrente de desabastecimento de água nos municípios da Região Carbonífera, beneficiando atualmente uma população aproximada de 800 mil pessoas.

Francine Ferreira – Gerência de Comunicação Social da CASAN


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo