FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Infraestrutura

Casan segue orientando moradores sobre ligação ao esgotamento sanitário

Estação de Tratamento de Esgotos de Forquilhinha

Profissionais da CASAN de Forquilhinha seguem realizando trabalho de campo nos bairros beneficiados pelo novo sistema de esgotamento sanitário. A infraestrutura de coleta e tratamento está em pré-operação e desde o mês de março os moradores estão autorizados a realizar a conexão de sua residência à rede de coleta.

Durante a visita, a equipe verifica a presença da Caixa de Inspeção (CI) instalada em frente às residências e se o morador estiver em casa entrega folder explicativo sobre como deve ser a conexão das casas à rede, assim como o aviso de início de funcionamento do serviço de coleta e tratamento de esgoto. No caso de ausência do morador o material é colocado na caixa de correio.

A visitação está sendo realizada nos bairros Centro, Vila Lourdes, Santa Clara, Santa Isabel, Santa Ana e Clarissas, atendidos na primeira etapa do sistema público de esgotamento sanitário.

Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
Net Lider
Contape
Maderonchi

A orientação da CASAN é de que os proprietários direcionem o fluxo interno de esgoto para a Caixa de Inspeção (CI), que foi implantada na frente do imóvel. A partir dessa ligação é recomendável desativar e enterrar fossa e sumidouro, para evitar formação e acúmulo de gases

A Caixa de Inspeção é o ponto que marca até onde a CASAN terá responsabilidade sobre o sistema. Na parte interna, cabe ao morador providenciar as adaptações para que possa ser atendido com o sistema público de coleta e tratamento de esgoto. Os custos de mão de obra e com materiais hidráulicos usados internamente também são responsabilidade do morador.

A previsão é de que nos meses de junho ou julho, com operacionalização definitiva do sistema de esgotamento sanitário, a CASAN inicie a cobrança pelo serviço, que equivale a 100% da fatura de água.

A primeira etapa do Sistema Público de Esgotamento Sanitário de Forquilhinha atende os bairros Centro, Vila Lourdes, Santa Clara, Santa Isabel, Santa Ana e Clarissas, proporcionando coleta e tratamento para 35% dos moradores do município da Região Sul Catarinense. O investimento totaliza R$ 25,6 milhões, viabilizados com recursos da Caixa, por meio do PAC 2, e contrapartida da CASAN.

Os recursos integram o Plano de Investimentos da CASAN, que prevê 1,6 bilhão somente para esgotamento sanitário. Atualmente há obras de esgotamento sanitário em execução em mais de 30 cidades. A meta é levar Santa Catarina a um dos primeiros lugares do ranking de saneamento em 2018-2019.

Francine Ferreira – Gerência de Comunicação Social da CASAN

unnamed


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo