FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Alerta

Casan reforça orientações para uso consciente da água

casan

Com a subida da temperatura e a permanência de um número grande de turistas em Florianópolis, a CASAN pede a colaboração da população para, à medida do possível, fazer um uso mais responsável de água tratada.

“O ideal é que neste período do ano moradores e visitantes não lavem casas, pátios, carros e calçadas com mangueira, fechem a torneira ao lavar a louça, fazer a barba e escovar os dentes e restrinjam ao máximo o uso da máquina de lavar roupa”, sugere o bioquímico Rafael Luiz Prim, do Setor de Manutenção e Operação de Água da empresa.

O técnico lembra também que aproximadamente 75% da água consumida numa residência é gasta nos banheiros. Por isso, uma dica importante é evitar banhos prolongados (estima-se o gasto de 10 litros de água a cada minuto sob o chuveiro) e utilizar descargas com caixa acoplada nos vasos sanitários, o que reduz o gasto de 20/30 litros para 6 a 12 litros por descarga.

Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider
Contape
Credisol

Nos últimos dias de dezembro e primeiros dias de janeiro o volume de água distribuída pela CASAN, em Florianópolis, chega à casa de 170 milhões de litros diários. Esse volume permite estimar que a população da Capital, neste momento, seja de mais de 1 milhão de pessoas. A população fixa de Florianópolis é de 450 mil moradores).

O uso responsável também permite à Companhia realizar consertos inevitáveis na rede, como vazamentos e rompimentos. Quando isso ocorre, o abastecimento é suspenso temporariamente em uma rua ou bairro.

“Como o consumo está muito alto, no verão o corte no fornecimento por uma ou duas horas gera um impacto ainda maior nos sistemas, por isso é fundamental que todos os imóveis tenham reservatórios (caixas d’água) em tamanho suficiente para o número de pessoas daquele imóvel”, diz o engenheiro Joel Horstmann, gerente Operacional.

O recomendado é que o imóvel tenha reservatório prevendo o consumo diário de 200 litros por pessoa. Assim, uma casa com seis pessoas no Verão deve ter um reservatório mínimo de 1,2 mil litros.

Dicas para o uso responsável da água

  • Tome banhos rápidos e feche o chuveiro ao se ensaboar.
  • Feche a torneira ao escovar os dentes e ao fazer a barba.
  • Não lave a louça com água corrente: passe rapidamente água nas louças, ensaboe os pratos e utensílios. Abra a torneira apenas para enxaguar.
  • Não lave roupa com água corrente. Trabalhe utilizando o tanque.
  • Só ligue a máquina de lavar louça ou a de lavar roupa com capacidade total: o consumo é igual se ela não estiver cheia.
  • Não use água como vassoura. Em calçadas e áreas pavimentadas, primeiro varra a sujeira, depois lave com a utilização de um balde.
  • Não use mangueira, mas balde e pano para lavar o carro. E em épocas de estiagem evite lavar seu automóvel.
  • Reaproveite a água usada para outros fins, como lavar calçadas.
  • Molhe o jardim com regador, sempre ao amanhecer ou à noite, assim elas aproveitarão melhor a água. Regar as plantas nas horas quentes resulta em elevadas perdas por evaporação.
  • Não jogue água nas ruas: água não é pavimentação.
  • Regule a válvula de descarga: esse cuidado pode reduzir o consumo pela metade.
Francine Ferreira – Gerência de Comunicação Social da Casan


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo