FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Justiça

Casan condiciona ligações de água à apresentação de alvará de construção ou habite-se

A pedido do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Casan se comprometeu a não realizar ligações à rede de água para edificações que não apresentem alvará de construção ou habite-se.

A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) acatou recomendação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) para que não sejam mais ligadas edificações à rede de água sem alvará de construção ou habite-se.

As orientações foram expedidas pelo Promotor de Justiça Eduardo Sens dos Santos, com atuação na área da Cidadania e Direitos Humanos da Comarca de Chapecó, após reuniões realizadas no mês de agosto com representantes da Casan e Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS).

Credisol
Net Lider
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Contape

As recomendações são pautadas nos atos normativos e na legislação em vigor, segundo os quais somente edificações “habitáveis”, ou seja, que respeitem as normas urbanísticas e de acessibilidade em vigor, podem ser consideradas lícitas. As orientações abrangem tanto as ligações provisórias como as definitivas.

A Casan acatou os pedidos e baixou orientações gerais para que as agências reguladoras passem a atuar conforme as orientações do MPSC.

As ligações provisórias de água somente serão realizadas mediante a apresentação de alvará de construção, com prazo máximo de dois anos, podendo ser prorrogada por apenas uma vez. Após este prazo, caso não seja apresentado o habite-se, o fornecimento será interrompido. Ficou determinado, também, que a mudança para o padrão definitivo deverá ser feita somente com apresentação de habite-se expedido pelo departamento competente do município.

Caso o alvará e o habite-se não sejam providenciados, o fornecimento de água será imediatamente suspenso. Também foi definido que a realização de ligações precárias condicionadas à posterior apresentação da documentação está proibida.

Além da legislação em vigor, as medidas já eram previstas em Termo de Cooperação Técnica firmado entre o MPSC, a Casan e a Celesc em 2010. A Celesc também foi orientada no mesmo sentido, e já vem cumprindo as recomendações.

MPSC


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo