FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Economia

CASAN alerta: uso responsável da água é ainda mais fundamental durante a temporada

1415213065 aguaWillRodriguesshutterstock

A previsão de crescimento do número de visitantes no litoral de Santa Catarina faz com que a CASAN coloque em operação máxima todos os seus sistemas de abastecimento. Mas a contrapartida da população no sentido de usar a água de forma responsável também é fundamental para que os meses de verão transcorram bem.

O chefe do Setor de Operação e Manutenção de Água da Superintendência Metropolitana da CASAN, Bruno Kossatz, explica que antes de chegar às residências a água passa por etapas de captação, tratamento e distribuição.

No caso da CASAN, que abastece uma população fixa de 2,8 milhões de moradores em 197 municípios, esses processos dependem da atuação de milhares de trabalhadores, captação em mais de 550 mananciais, potabilização em quase 300 estações de tratamento e distribuição em mais de 13 mil quilômetros de tubulações (o equivalente a uma viagem de Florianópolis à Europa).

Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza
Contape
Maderonchi
Credisol

Por esse motivo, mudanças de hábito são fundamentais para que a água seja consumida de forma mais adequada. “Na verdade, medidas muito simples podem fazer a diferença para reduzir o desperdício de água”, destaca Bruno Kossatz.

Fechar a torneira ao escovar os dentes, fazer a barba e ensaboar a louça; tomar banhos menos demorados e usar as máquinas de lavar louça e lavar roupa em sua capacidade máxima estão entre as dicas de economia.

“A água é um bem finito que precisa ser valorizado e consumido com responsabilidade”, ressalta o engenheiro sanitarista e ambiental da CASAN.

Fique atento às dicas de economia de água:

– Feche a torneira quando estiver escovando os dentes ou fazendo a barba.

– Não tome banhos demorados.

– Cheque vazamentos e não deixe torneiras pingando.

– Antes de lavar pratos e panelas, limpe os restos de comida com uma escova, toalha de papel, guardanapo ou esponja e jogue no lixo.

– Deixe pratos e talheres de molho antes de lavá-los. Ensaboe toda a louça e depois enxágue todas as peças.

– Em vez da mangueira, use vassoura e balde para lavar pátios e quintais.

– Aproveite a água da chuva para regar as plantas e o jardim. Opte por regar as plantas de manhã cedo ou no fim do dia.

– Respeite a capacidade do imóvel: se uma residência foi projetada para seis pessoas, sua capacidade de abastecimento de água também está dimensionada para essa ocupação.

– A reserva domiciliar é fundamental para evitar a falta de água em uma residência. Para definir o tamanho da caixa de água, considere 200 litros por dia por pessoa. E lembre-se: se você aluga seu imóvel, ou recebe muitos familiares, é importante aumentar a reserva.

Francine Ferreira – Gerência de Comunicação Social da CASAN


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo