FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Inovação

Carro elétrico da Satc está autorizado a circular em Criciúma

PlacaVerde 2

Inowattis agora conta com placa verde que permite transitar em vias municipais.

O carro elétrico da Satc agora pode circular nas ruas de Criciúma. A autorização concedida pelo Detran permite que o Inowattis transite em vias municipais. A placa verde é destinada a veículos em fase experimental. Com a liberação, novos testes serão realizados por pesquisadores, professores e acadêmicos da Satc.

“Isso vai permitir medições e cálculos ainda mais precisos, ampliando o caráter de ensino e aprendizagem do Inowattis. Vamos validar ainda mais os testes em mobilidade elétrica já que teremos muitas condições diferenciadas de uso”, enfatizou o coordenador do Núcleo de Mobilidade Elétrica (NME) da Satc, André Tavares.

Contape
Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi
Net Lider
Credisol

A liberação do Inowattis foi contemplada por conta de aspectos inovadores do veículo. Conforme o coordenador do curso de Manutenção Automotiva, Adelor Felipe da Costa, uma série de normas de trânsito precisam ser seguidas para garantir a placa experimental. “São vários procedimentos necessários para poder transitar, por isso avaliamos como uma grande conquista para a instituição”, frisou.

De acordo com Tavares, questões ligadas à sustentabilidade e economia de um veículo elétrico são pontos altos do Inowattis.  Na avaliação do coordenador do NME, o fato do carro começar a circular demonstra as muitas possibilidades de mobilidade elétrica para a cidade e a região.

Os custos do carro elétrico da Satc são 70% menores que a versão original à combustão, ou seja, para andar 13 mil quilômetros um carro à gasolina gastaria aproximadamente 2,8 mil, o Inowattis, R$ 850. O projeto é uma proposta desenvolvida entre cursos técnicos e de graduação da Satc. O carro foi lançado em dezembro do ano passado. Aproximadamente 30 pessoas entre professores e estudantes participam de forma direta do projeto.

Francine Ferreira – Assessoria de Imprensa da Satc


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo