FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Educação

Carreiras nas áreas de tecnologia, saúde e gestão de pessoas entre as mais promissoras no pós-pandemia

profissoes do futuro

Tendências do mercado apontam para o retorno de algumas profissões e a reinvenção de outras.

A pandemia de Covid-19 mudou profundamente as relações humanas, incluindo as de trabalho. Formatos diferentes para a prestação de serviços e novas necessidades surgiram, resultando em profissões em maior evidência ou mesmo retornando com novas características agregadas. Analisando os possíveis cenários do mundo pós-pandemia, especialistas em carreiras e Recursos Humanos já antecipam que tendências que dão conta que as profissões em áreas como tecnologia, saúde, finanças e gestão de pessoas estarão em alta no mercado de trabalho.

Entre as carreiras que devem ter alta demanda do mercado estão: diretor técnico da infraestrutura tecnológica da empresa; designer digital; gerente de Tecnologia da Informação (TI); gestor de mídias sociais; profissional de cibersegurança; psicólogo; médico psiquiatra; enfermeiro; médico infectologista; consultor financeiro, gestor de recursos humanos; analista de experiência do consumidor e profissional especializado em logística.

Net Lider
Credisol
Dengo Produtos de Limpeza
Contape
Maderonchi

Segundo o coordenador adjunto do curso de Ciência da Computação da Unesc, Luciano Antunes, durante a pandemia, as empresas estão recorrendo à inovação e à transformação digital, por meio da Tecnologia de Informação, o que terá continuidade após esse período. “A tecnologia é fundamental para este novo mundo. Todas as empresas, pessoas e os diferentes setores da sociedade vão precisar do uso da tecnologia. Por isso os profissionais que atuarem na área vão ter possibilidade de emprego maior e quem se dedicar, vai poder escolher inclusive onde e como trabalhar”, afirma.

Segundo a psicóloga e professora dos cursos de Psicologia e Gestão em Recursos Humanos da Unesc, Rosimeri Vieira, muitas profissões na área de tecnologia que devem ter destaque nos próximos anos já vinham por este caminho e a pandemia acabou por acelerar o processo. Outras, como na área da saúde, tiveram na pandemia de Covid-19 um impulsionador de demanda.

Soft skills x hard skills

No Fórum Econômico Mundial 2020, realizado em janeiro, os especialistas elencaram 10 competências fundamentais para o futuro de um profissional. Rosimeri explica que as características estão muito ligadas aos aspectos socioemocionais, ou seja, mais ligadas às soft skills que as hard skill.

A professora da Unesc afirma que as soft skills competem a personalidade e ao comportamento do profissional. “Envolvem aptidões mentais, emocionais e sociais, sendo apontado como uma das competências essenciais dos cargos e funções no mundo cooperativo”, explica. Já as hard skills são as competências técnicas acrescentadas ao currículo, o que segundo Rosimeri, já não é mais o suficiente nem considerado vantagem competitiva para concorrer as vagas ou manter-se nas melhores posições hierárquicas.

As 10 competências apontadas pelo Fórum Econômico Mundial comentadas pela psicóloga e professora da Unesc, Rosimeri Vieira:

Resolução de problemas complexos: De acordo com o relatório do Fórum Econômico Mundial, nos próximos quatro anos 36% das atividades em todos os setores da economia deverão exigir habilidade para solução de problemas complexos.

Pensamento crítico: Pensamento estruturado, capacidade de comunicação clara, habilidade de fazer as perguntas certas, de reconhecer o problema atrás do problema e de olhar para uma questão sob diferentes perspectivas.

Criatividade: Profissionais criativos terão a oportunidade de se beneficiar de cenários de rápidas transformações em produtos, tecnologias e modos de trabalho. Lembre-se: os robôs ainda não conseguem ter ideias inusitadas e inteligentes ou desenvolver alternativas criativas para resolver problemas.

Gerenciamento de pessoas: A capacidade de motivar, desenvolver pessoas e de identificar talentos é a parte da função de um gestor mais destacada pelo relatório do Fórum Econômico Mundial.

Coordenação com os outros: A capacidade de coordenar as próprias ações de acordo com as ações de outras pessoas é das habilidades mais destacadas para o mercado de trabalho.

Inteligência emocional: A gestão adequada das emoções é uma habilidade que pode fazer profissionais passarem pela crise com mais serenidade e sem perder a vontade de trabalhar para que tudo dê certo.

Discernimento e tomada de decisão: Pessoas hábeis em analisar dados e ambiente e tomar decisões a partir disso já se destacam no mercado e tendem a ser ainda mais disputadas nos próximos anos.

Orientação para servir: A inclinação para ajudar os outros é vista como uma habilidade indispensável ao trabalho em equipe.

Negociação: Relacionar-se com pessoas é uma constante negocial. Por isso, habilidades de negociação e conciliação de diferenças são importantes para todos os profissionais.

Flexibilidade cognitiva: É a capacidade do cérebro para adaptar sua conduta e opiniões a acontecimentos novos, variáveis e inesperado.

Invista em sua formação

Aos interessados em se preparar para as oportunidades que o mercado oferece, a Unesc está com matrículas abertas para ingresso no primeiro semestre de 2021 em cursos de graduação nas modalidades presencial e a distância.

Para conhecer mais sobre as formas de ingresso ou outros detalhes da graduação, basta entrar em contato com a Universidade por meio do telefone (48) 3431-4500, pelo Whatsapp (48) 99915-0433 ou pelos sites citados anteriormente.

Redação – Milena Nandi


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo