FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Carnaval: quando excessos escondem carências

Jéssica Horácio de Souza

Jéssica Horácio – CRP 12/14394

Larissa Tancredo – CRP 12/1435

Psicólogas e Psicoterapeutas Corporais

Credisol
Contape
Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider
Maderonchi

Verão, férias, carnaval. Uma grande parte dos brasileiros adora esta época do ano. Estamos acostumados com a frase: o ano começa após o carnaval. É como se desde o período do natal até a passagem deste feriado estivéssemos em um outro mundo, vivendo uma outra realidade. A verdade é que a permissividade toma lugar da responsabilidade e do comprometimento nesta época do ano. É um período, pelo menos no Brasil, onde tudo pode desde que traga prazer. Porém, acompanhada da permissividade vem a impulsividade, capaz de fazer a pessoa não pensar antes de agir.

A impulsividade é uma característica comportamental que está muito presente nas festas de carnaval pois, é típico deste evento a busca por satisfação dos desejos e a procura constante de prazeres momentâneos. É como se tudo fosse permitido e nenhuma regra ou moral existissem.

Este é sem dúvidas o período do ano em que as fantasias saem literalmente do armário e começam a fazer parte de um mundo real. Não há limites para os desejos, o princípio seguido é: “sinto, logo ajo”. Não há filtros para a seleção de quais desejos podem ser satisfeitos de forma saudável, isso porque a crença que é fomentada pela cultura brasileira sugere que os itens obrigatórios no carnaval são os excessos. Na verdade, neste evento, os excessos são considerados sinônimos de felicidade. E claro, quando existem excessos, existe por trás deles uma tendência comportamental baseada nas insatisfações pessoais que por sua vez acionam imediatamente a impulsividade para suprir as várias formas de carências. É fato que a impulsividade vai contra tudo aquilo que é ponderado, analisado, questionado, contra tudo aquilo que é portanto, saudável.

Pessoas com estes comportamentos vivem um ciclo na busca da satisfação por meios impróprios. Primeiramente a pessoa começa a entrar em contato com a sua realidade particular que lhe gera insatisfação, esse contato com a realidade insatisfatória causa um grande desconforto e a pessoa passa a buscar meios para suprir essa sensação, é aqui então que entram os excessos, seja com compras sem propósitos, inserção de bebidas alcoolicas e /ou trocas de parceiros. Embora inicialmente esses comportamentos tragam sensação de alívio e bem estar, eles não proporcionam saciedade e é este o perigo dos excessos enquanto mecanismo de fuga das carências. Consequentemente surgirá o sentimento de frustração maior ainda fazendo com que esta pessoa permaneça neste ciclo na tentativa de aliviar os sintomas da sua insatisfação.

Assim, como consequência da impulsividade surge a irresponsabilidade, afinal, quando não há filtros para a distinção do que é permitido ou saudável, todos os atos são baseados e regidos pelo princípio do prazer. Este princípio foi desenvolvido por Freud que considerava que todo indivíduo possui três estruturas psíquicas que orientam os seus atos: ID, EGO E SUPEREGO. Em resumo, o Id corresponde a estrutura psíquica que é norteada pelo prazer, logo, todas as pulsões não são controladas, elas são imediatamente sanadas, o prazer é quem manda. Já o superego possui como característica as normas, é ele quem censura, quem limita, estabelece regras, proibições e punições.

Finalmente o ego se caracteriza por representar o contato do indivíduo com a realidade, é através do ego que o indivíduo analisa se é preferível atender as pulsões do ID ou as ordens do Superego. No carnaval, a estrutura psíquica que entra em cena é sem dúvidas o ID, ou, o princípio do prazer. Este princípio tem por característica, momentaneamente causar satisfação e picos de euforia, contudo, não sustenta esse estado por muito tempo, a tendência é quando em contato com a realidade, se frustrar e fugir das responsabilidades buscando obter prazer constantemente, como também, perceber as consequências dos atos impulsivos que muitas vezes trazem prejuízos significativos para toda a vida, constatando então que a vida não é um eterno carnaval.

Por isso é tão comum que algumas pessoas apresentem grande dificuldade de retornar das férias e de iniciar o ano após a quarta feira de cinzas. O contato com a realidade demarca um fechamento de um período extremamente prazeroso: férias, verão, praia, bebidas, múltiplas relações instáveis… E obriga o indivíduo a se adequar ao seu contexto real: horários a cumprir, rotina agitada, contas a pagar, problemas para enfrentar.

É importante salientar que todos estes comportamentos impulsivos podem trazer algum tipo de “ressaca moral” no final deste período de festa, uma vez que as pessoas são obrigadas a voltar a rotina, ao seu mundo real. Outro fator importante e que pode surgir após este período de diversão é a culpa, pois o indivíduo pode vivenciar as consequências de suas atitudes impulsivas: problemas de saúde devido ao abuso de susbtâncias químicas, gravidez indesejada, excesso de contas a pagar, dívidas, rompimentos de relações…

Para sair deste ciclo de carência-insatisfações-excessos-frustrações-compulsões, é necessário o desenvolvimento de maturidade que é conquistada através do autoconhecimento. A psicoterapia é uma grande aliada para o aperfeiçoamento do ser humano, abrindo caminho para que este vivencie a próxima temporada com mais plenitude e responsabilidade sem precisar negar a sua realidade, e permitindo que o indivíduo utilize as fantasias somente enquanto adereço e não como alicerce da sua personalidade.


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo