FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Geral

Carbonífera Criciúma é processada pelo Sindicato dos Mineiros de Forquilhinha

Carbonífera Criciúma

Ação foi motivada pelo não cumprimento de um acordo para quitar pagamentos atrasados de ex-funcionários.

O Sindicato dos Mineiros de Forquilhinha ajuizou uma ação nesta quarta-feira, 21, contra a empresa Carbonífera Criciúma S.A., pelo não pagamento das rescisões contratuais dos ex-colaboradores, que deveriam ser feitos até esta terça-feira, dia 20.

Alguns bens da mineradora foram tomados pelo Sindicato para que, caso não haja o pagamento, sejam vendidos, e posteriormente repassados aos ex-funcionários.

Maderonchi
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
Contape

Segundo o presidente do Sindicato dos Mineiros, Fernando Maurício Nunes, houve uma negociação entre empresa e funcionários, que aceitaram receber quatro meses após as demissões. “Foi respeitado o tempo pedido na assembleia realizada há quatro meses. Esses ex-mineiros tem famílias que precisam ser sustentadas. Pedimos que a justiça bloqueasse os bens dos proprietários, mas nosso pedido não foi acatado por nenhum juiz. Hoje buscamos novamente os direitos deles na justiça e esperamos que dessa vez seja tudo resolvido”, declara Nunes.

A carbonífera apresentou uma proposta para pagar as rescisões contratuais em 10 vezes, a partir de ontem, sendo que a parcela mínima seria de R$ 2.500,00. A aproximadamente um ano a empresa desconta do trabalhador FGTS e imposto sindical, mas não repassa nenhum dos valores.

De acordo com Nunes, os bens foram pegos para garantir que os pagamentos sejam cumpridos. “Os demitidos não querem entrar em conflito com a empresa, querem apenas o que é seu de direito. Conversamos com alguns deles que estiveram aqui no sindicato, e optamos por esperar até a próxima segunda-feira, dia 26, para ver o desenrolar dessa situação. Se eles realmente conseguirem pagar os valores devidos, podemos arquivar a ação, caso contrário, lutaremos até o fim para que os direitos dos trabalhadores sejam respeitados”, ressalta o presidente do sindicato.

Francine Ferreira – Milena dos Santos
Foto: Miriam Zomer


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo