FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Jogos

Cantar bingo em 2020

Captura de tela inteira 18052020 173742.bmp

Você sabia que cantar bingo traz diversão e entretenimento, além de ser um distintivo que acima de tudo, exercita a sua memória. Certamente essa é parte da resposta para tamanha popularidade dentre diversas idades, países e idiomas. Cantar bingo em 2020 ainda é uma ótima atividade para curtir tempo com família e amigos. Acompanhe e confira!

Tentar a sorte em um jogo de bingo não é somente marcar cartelas, é participar de um programa de entretenimento que além de diversão, exercita a sua memória, você sabia? Então, imagine se os numerais fossem falados normalmente? O bingo seria um jogo entediante e sem muita graça, ninguém suportaria esperar todas as rodadas até o final.

Cantar bingo é muito mais do que parece

Assim, para tornar esse momento de lazer mais divertido e aumenta a exigência em concentração, os bingos começaram a ser cantados. Ou seja, ao invés de apenas falar o número que foi sorteado, a pessoa responsável por essa tarefa, canta os numerais fazendo uma espécie de jogo de adivinhação. Estamos falando em a “nomenclatura” dos números do bingo. E que, no entanto, já é familiar a várias décadas a maioria dos frequentadores de bingo.

Contape
Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi
Net Lider
Credisol

Trata-se da simbologia dos números, das referências que foram dadas a alguns numerais. A maioria deles possui caráter mundial, pois são conhecidas. E por consequência, adaptadas de acordo com a língua, em todas as partes do planeta. Assim, o seu significado pode ser compreendido até por jogadores amadores, que nunca participaram de um bingo anteriormente. Isto é, uma vez que a descrição universal os faz parte de uma língua universal de numerais. Vamos trazer por exemplo duas delas:

  • O caso de “dois patinhos da lagoa” uma alusão a dupla de dois, mais conhecido como 22
  • A idade de Cristo é outra citação bem familiar a maioria das pessoas, uma vez que a religião Cristiana encontra abrigo na maior parte do mundo

Como cantar bingo

Não é tarefa fácil cantar bingo, pois além de conhecer as tradicionais simbologias é preciso internalizá-las para que a cantoria aconteça de forma natural e engraçada. Sem falar no poder da oratória que torna a fala mais atrativa e empolgante. Por isso, não é para qualquer pessoa a tarefa de cantar bingo.

Captura de tela inteira 18052020 173809.bmp

Requerimentos para quem cantar bingo

A pessoa escolhida precisa ter o domínio da voz, do discurso e conhecer a história de cada número. Claro que nem todos os números possuem referência. E, justamente, esse fator requer ainda mais habilidade para não tornar o sorteio chato. Por isso, outro componente importante é falar os numerais de forma clara e bem-humorada, trazendo elementos locais e regionais à brincadeira. A necessidade de possuir técnica e habilidade tornou a função uma atividade profissional.

Cantar bingo em casa

Essas e outras referências com aquela pitada de humor e oratória atrativa, falam, como dito acima, das origens do bingo, jogado em comunidades e que, posteriormente foi migrando para as metrópoles. Certamente essa caraterística de o bingo ser um jogo “cantado” faz com que ele tenha esse toque de calidez.

Aliás, faz do jogo uma atividade que vai muito além de sentar e buscar a sorte. Afinal, nem todos serão ganhadores nesse evento, mas a experiência tem que ser agradável para todos, até para os que perdem. Quem nunca participou de um bingo na casa de parentes e amigos?

Esses costumam ser ainda mais engraçados que os jogos formais. Certamente, as referências costumam ter a ver com as histórias de família, rememorando fatos e acontecimentos engraçados.

Captura de tela inteira 18052020 173843.bmp

Simbologias que aparecem ao Cantar bingo

Sentado a mesa, diante de sua cartela e de um objeto para marcação dela, é hora de jogar a sorte em um bingo. Os números começam a ser cantados e seguem em rodadas. Em um determinado momento, o apostador escuta “começou o jogo”. Os iniciantes podem pensar: já temos meia hora de jogo. A frase representa a retirada do número 1.

O mesmo também pode ser cantado como “ronco do porco”, alusão ao som que o animal transmite. A depender do lugar onde esteja acontecendo, um dos dois pode ser usado.

Os numerais 6 e 9, muitas vezes podem ser confundidos pela semelhança, o que requer um ponto na parte inferior da bola. Por essa diferenciação gráfica, o nove ficou conhecido como pingo no pé.

O primo do Zoo: o jogo do bicho

Como se não bastassem os elementos que demandam concentração e sapiência, o jogo do bicho entra também com a sua própria linguagem, enriquecendo ainda mais a versatilidade do bingo. Assim, o jogo do bicho aparece com as suas referências para dar ainda mais informalidade, e diversão ao bingo.

Para isso, o cantador grita nome dos animais antes mesmo de confirmar o numeral sorteado.

Por exemplo:

  • O cachorro se refere ao número 5
  • Já o 16 é cantado como “O leão está solto”
  • O 17 é tratado como “ o bicho que pula”, que simboliza o macaco
  • Falando em azar, o numeral 13 é cantado como “ deu azar”, mesmo que, para alguns isso seja lenda, ou até símbolo da sorte, a fama do número chegou também ao bingo

Nesse caso, a pessoa teria que ter um conhecimento prévio para concluir corretamente qual seria o número. Assim, esse leque traz não somente o nome do animal na referência, mas também a simbologia utilizada no jogo para o bingo.


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo