FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Comunidade

Campanha visa arrecadar absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade

Campanha de arrecadacao de absorventes em Forquilhinha 1

A iniciativa pretende oferecer dignidade menstrual às mulheres que não têm condições de adquirir o produto. A primeira etapa da campanha vai até o dia 10 de junho.

Uma campanha foi lançada nesta terça-feira, 25, em Forquilhinha para arrecadar absorventes que vão ser distribuídos às mulheres em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa do projeto Ciclos Feminino pretende oferecer dignidade menstrual às mulheres que não têm condições de adquirir o produto. Pontos de arrecadação foram instalados na Pizzaria dos Elias e na Haemax Internet.

A vereadora Larissa Rocha Elias (PDT), uma das idealizadoras do projeto, ressalta a preocupação com as mulheres que não conseguem gerenciar o ciclo menstrual de forma saudável e correta. “O impacto da falta de itens básicos de higiene vai além do constrangimento e desconforto. Sem alternativas de acesso ao absorvente, mulheres arriscam a própria saúde improvisando com retalhos de pano, sacolas plásticas e jornais”, disse.

Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
Maderonchi
Net Lider
Contape

O absorvente é um produto de higiene íntima essencial na vida das mulheres. Todavia, algumas deixam de lado por falta de recursos. “Algumas famílias precisam optar entre o alimento ou demais gastos, a exemplo do absorvente que se torna um item de luxo, pois quem não tem dinheiro precisa improvisar”, relata Larissa ao falar sobre a campanha na Câmara de Vereadores.

A campanha “Dignidade Menstrual” recebeu os parabéns dos vereadores. “Essa iniciativa deveria virar lei, mas nós não podemos criar algo que gere ônus ao município. Se o Executivo enviar um projeto semelhante, tem o meu apoio e dos demais colegas”, declara o vereador Valdeci Figueredo (PDT). “Uma ação que ajuda a preservar a saúde das mulheres que não têm acesso a itens básicos. Cena muito triste, mas que ainda acontece nesse país”, acrescenta o presidente da Câmara, Célio Elias (PT).

Em Forquilhinha, conforme informações do CRAS, aproximadamente 1,5 mil mulheres estão inscritas no Cadastro Único do Governo Federal, um instrumento de coleta de dados que identifica as famílias em situação de vulnerabilidade. Os interessados em contribuir com o projeto Ciclos Feminino, podem participar da primeira etapa da campanha até o dia 10 de junho.

Pontos de arrecadação de absorventes em Forquilhinha:

  • Pizzaria dos Elias.
  • Haemax Internet.
Redação – Filipe Casagrande


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo