FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Alerta

Campanha de vacinação contra a febre amarela é iniciada em Forquilhinha

vacina febre amarela

Seguindo a recomendação do Ministério da Saúde, Forquilhinha inicia nesta segunda-feira, 4, a campanha de vacinação contra a febre amarela. As doses estarão disponíveis em todas as unidades de saúde, com exceção do posto
de Santa Terezinha. Pessoas com idade entre 9 meses e 59 anos, e que nunca se imunizaram anteriormente, precisam se vacinar.

De acordo com o secretário de Saúde de Forquilhinha, Diego Passarela, anteriormente só fazia a vacina quem precisasse viajar para áreas com recomendação. No entanto, a partir desta segunda-feira, as doses serão disponibilizadas em todas as unidades de saúde.

“A vacina é o único meio de prevenção contra a doença. A campanha começou em Santa Catarina no fim de 2018, iniciando por Joinville. Somos os últimos a realizar a ação, seguindo o calendário planejado pela coordenação, e assim completaremos para que todo o estado esteja protegido. A situação tem causado preocupação, já que na última semana o estado do Paraná registrou o primeiro caso da doença. A vacina será mantida no calendário permanentemente, mas pedimos para os que estão na faixa etária procurem logo sua unidade de saúde, para evitar uma possível contaminação”, ressalta.

Net Lider
Credisol
Contape
Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi

No próximo sábado, dia 9 de março, as unidades de saúde dos bairros Santa Cruz, Ouro Negro e Santa Ana estarão abertas, disponibilizando as doses para a população. O atendimento será das 8 às 12h.

Febre amarela

A febre amarela é uma doença infecciosa não contagiosa causada por um arbovírus mantido em ciclo silvestre. “É transmitida por mosquitos do tipo Haemagogus e Sabethes. Os sintomas são parecidos com os apresentados em uma virose como dor muscular, náuseas e vômitos. Em casos mais graves, pode levar a um coma ou a óbito”, comentou Patrícia.

Pacientes suspeitos de febre amarela, deverão ter a carteira verificada e a vacinação feita. Caso confirmado, não é necessário vacinar o paciente após a alta.

Francine Ferreira – Mariane Rodrigues e Maria Duarte


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo