FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Alerta

Campanha de prevenção à dengue quer mobilizar SC contra o mosquito

Dengue emergência

Para prevenir o agravamento do avanço da dengue em Santa Catarina, o Governo do Estado lançou a primeira campanha de publicidade deste ano. Como o tema é de saúde pública e afeta todos os catarinenses, foram produzidas publicações que estão sendo veiculadas desde o último sábado, 18, nas redes sociais e emissoras de rádio e TV, de forma a impactar toda a população.

A ação integrada faz parte da estratégia da Secretaria de Estado da Comunicação em não só prestar contas do trabalho de Governo, mas também orientar com serviços a população do estado.

“A dengue é um problema de saúde pública, e é papel do Estado prestar esse serviço de orientação. O cidadão catarinense precisa saber o que fazer em casa para ajudar a frear o avanço da dengue em Santa Catarina”, frisou o governador Jorginho Mello.

Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Contape
Net Lider
Credisol

Municípios infestados

No total, 143 municípios catarinenses estão infestados pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor de três doenças: dengue, zika vírus e chikungunya. Esse dado representa um incremento de 21% em relação ao mesmo período de 2022, que registrou 118 municípios nessa condição.

“Para saber o risco de transmissão da dengue, olhamos para a quantidade de municípios infestados. Isso nos indica onde está o mosquito e, atualmente, ele está disseminado pelo estado. Ele não vem de fora. Então, os cuidados básicos de prevenção precisam ser constantes, ao longo de todo ano e reforçados especialmente neste momento de transmissão da doença”, alerta João Augusto Brancher Fuck, diretor da Dive.

Santa Catarina vem passando por uma mudança no perfil entomológico relacionado à presença do Aedes aegypti, com a disseminação e manutenção do mosquito no território. Esta condição tem contribuído para a transmissão do vírus da dengue. Epidemias de dengue já foram registradas em 2015, 2016, 2019, 2020, 2021 e 2022.

As informações sobre a dengue em SC são atualizadas quinzenalmente em um informe epidemiológico.

Ações

A prevenção da dengue depende de uma ação conjunta entre o poder público e a população. Manter os cuidados básicos, ou seja, eliminar os locais que possam acumular água ainda é a melhor maneira de prevenir as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Descartar corretamente o lixo, manter piscinas e calhas limpas, não acumular entulho, são atitudes que precisam virar rotina. Não esquecer também os objetos maiores, como as caixas d’água, que precisam ser tampadas.

Redação – Imprensa Dive/SC


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo