FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Política

Câmara de Vereadores de Forquilhinha encerra projeto Estudante Cidadão

IMG 6535

A quarta edição, que contemplou quase duas mil crianças, abordou metas de sustentabilidade da ONU.

A pandemia mudou a rotina do mundo todo. Crianças, jovens, adultos e idosos tiveram que se adaptar a um novo jeito de viver. As escolas pouco receberam os estudantes em 2020, mas nem por isso as aulas deixaram de acontecer. E por conta desta mudança, o projeto Estudante Cidadão, da Câmara de Vereadores de Forquilhinha, também precisou buscar uma forma diferente de chegar até os alunos do 1º ao 5º ano, do Ensino Fundamental.

Depois de muitas conversas, reuniões e pesquisas da coordenação do projeto, juntamente com o presidente do Legislativo e idealizador do Estudante Cidadão, Maciel Da Soler, o tema deste ano foi definido, assim como a apresentação. “O Planeta é Minha Casa” é uma história criada por Luan Marques Joaquim, do Cirquinho do Revirado. Por meio de um jogo de tabuleiro, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que são uma coleção de 17 metas globais, estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas, são abordados. “Buscamos manter a qualidade do projeto desenvolvido desde 2017. De uma forma lúdica fizemos chegar até as crianças a mensagem sobre os cuidados com o meio ambiente que são necessários para manter o planeta saudável”, ressalta Da Soler.

Net Lider
Contape
Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
Maderonchi

A história tem como personagens principais o garoto Netinho e o lobo Astolfo, unindo tecnologia, por meio de um jogo de realidade virtual, e os cuidados com o planeta. O teatro ensina as crianças como preservar de uma forma simples e divertida.

O PROJETO NAS ESCOLAS

Oito escolas aderiam ao projeto na edição deste ano: seis municipais e duas estaduais, do 1º ao 5º ano. Foram aproximadamente 1900 estudantes envolvidos. As unidades de ensino receberam todo o material, um kit com um encarte contendo a história, o jogo de tabuleiro com as metas ODS e um dado, além do formulário para as crianças desenvolverem as redações e os desenhos.

O link do vídeo com a encenação da história foi disponibilizado pelas escolas em suas plataformas de estudo. A coordenadora do projeto, Suzana Pirola Vassoler, comemorou a adesão. “A gente está sempre buscando inovar e surpreender, além de auxiliar os professores nas a atividades que precisam ser desenvolvidas com as turmas. As diretoras receberam bem a ideia e os alunos gostaram do material que preparamos com muito carinho”, reforça a coordenadora.

O CONCURSO E A PREMIAÇÃO

O Projeto Estudante Cidadão foi desenvolvido através de um concurso de “Desenho e Redação”. Os alunos do 1º e 2º ano participaram da Categoria Desenho, 3º, 4º e 5º ano participaram da Categoria Redação.

Depois de assistirem ao vídeo e lerem a história, eles desenvolveram seus trabalhos em casa, com auxílio dos pais. Os professores fizeram a avaliação e a selecionaram os melhores desenhos e as melhores redações. Foram cinco finalistas em cada escola.

Além dos estudantes finalistas receberem certificado e presentes, a escola participante também foi premiada.

Redação – Eliane Gonçalves


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo