FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Política

Câmara de Vereadores aprova fim do voto secreto em Forquilhinha

camara

Cidade se junta à Urussanga, Lauro Müller e Orleans, que já trabalham somente com votações abertas. 

Na sessão desta segunda-feira, 27, os vereadores aprovaram por unanimidade o projeto que acaba com o voto secreto na Câmara de Forquilhinha, por meio de alterações de artigos do regimento interno e da lei orgânica. A mudança de voto fechado para aberto inclui as seguintes situações: eleições para a mesa diretora e para integrantes das comissões permanentes; manutenção ou derrubada de veto do prefeito; e votação para cassação de mandato de algum vereador.

O voto secreto já não existe mais nas sessões do Legislativo de Urussanga, Lauro Müller e Orleans. “É uma forma de dar mais transparência ao trabalho da Câmara de Vereadores, acabando com qualquer possibilidade de arranjos que eram fetos, com vereadores até levando dinheiro para votar em determinada mesa diretora, por exemplo”, ressalta o propositor do projeto, vereador Célio Elias (PT).

Credisol
Contape
Maderonchi
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza

O vereador Juliano Arns (PDT), reforçou o importante passo dado . “Esse é um momento histórico para a casa legislativa de Forquilhinha”, finalizou.

Projetos de lei na área da saúde

Dois projetos de lei do executivo foram a votação hoje fazendo algumas alterações na área da saúde. Um deles é o reajuste da tabela SUS, Sistema Único de Saúde, das consultas pagas aos profissionais especializados. O outro é para reajustar o salário dos profissionais especializados concursados. Segundo a secretaria de saúde, o pedido é em função da dificuldade de encontrar profissionais que aceitem trabalhar no município pelo valor pago atualmente.

Indicações

O vereador, Maciel da Soler (PMDB), fez uma indicação ao poder executivo, para a construção de uma Capela Mortuária, na comunidade de Sanga do Engenho. O bairro não possui um local adequado para celebrações de despedida de entes queridos.

Já o vereador Juarez de Oliveira (PP), fez duas indicações na sessão desta segunda. A primeira solicitando a Administração Municipal, a pavimentação com asfalto das ruas Belo Horizonte, Amazonas, Inácio Martins Rocha, Antônio Peruchi, Antonio Marcos Vieira, Osni de Jesus e parte da Rua Euclides Bortoloto, no Bairro Santa Cruz. E a segunda, para a construção de uma sede própria para a Defesa Civil, contratando um profissional especializado e experiente, com a possibilidade de criação do Fundo Municipal da Defesa Civil para o Município. O vereador justificou a indicação como necessidade para trabalhar a prevenção.

E, por fim, o vereador, Adenor Pola (PP), solicitou o envio de ofício para a Prefeitura pedindo a construção de lombadas físicas na Rua 1º de Maio, no Loteamento Barbieri e também na rua João Pedro Saturno, próximo a creche no Bairro Saturno. Segundo o vereador, os moradores das margens destas ruas estão muito preocupados com o desrespeito dos motoristas, que trafegam em alta velocidade, colocando em risco a vida de pedestres e ciclistas.

Todas as indicações foram aprovadas por unanimidade.

Francine Ferreira – Eliane Gonçalves


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo