FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Política

Câmara de Forquilhinha promove debate sobre igualdade racial durante a 2ª Sessão Ordinária de 2026

Câmara

Sessão foi marcada pelo lançamento do livro “Racistas não passarão”, manifestações na tribuna sobre políticas de cotas raciais e votação eletrônica de matérias do Executivo.

O lançamento do livro “Racistas não passarão” de autoria de Sérgio Nunes Vitório Júnior, marcou a 2ª Sessão Ordinária de 2026 da Câmara de Vereadores de Forquilhinha, realizada nesta segunda-feira (9), trazendo ao plenário um amplo debate sobre igualdade racial, políticas de ação afirmativa e representatividade. Além disso, foi utilizado o sistema de votação eletrônica para aprovar projetos do Poder Executivo e indicações dos vereadores.

Ao fazer uso da tribuna, Sérgio destacou a necessidade de ampliar o debate sobre representatividade e ocupação de espaços por pessoas negras, ressaltando que o livro surge como um convite à reflexão coletiva. “Queremos ver, sim, pessoas negras ocupando espaços. Quantos empresários negros você conhece? Quantos advogados negros já te atenderam? Se 23% da população do Estado é negra, será que essas pessoas não existem ou estão sendo silenciadas? A proposta deste livro é justamente convidar para esse debate”, afirmou o autor.

Credisol
Net Lider
Coopera
Contape
Maderonchi

A professora da Unesc, Normelia Ondina Lalau de Farias, também utilizou a tribuna e reforçou o caráter reparatório das políticas de cotas raciais, destacando a relevância do espaço institucional para o debate. “Isso precisa ser corrigido. As cotas são uma reparação de um processo histórico. Penso que somos resistentes e peço que todos reflitam sobre essa questão das cotas. Um espaço como este, para o lançamento de um livro desse, em uma Câmara de uma cidade de imigrantes alemães, é muito significativo. Precisamos que nossos jovens tenham acesso às cotas para que possam dar contribuições ainda maiores à sociedade”, pontuou.

Também fez uso da tribuna a professora Edilaine Leonor, do Colégio Unesc e do Colégio São Bento de Criciúma, que citou trechos do livro “Racistas não passarão” e destacou que, muitas vezes, o óbvio também precisa ser explicado, especialmente diante da necessidade de enfrentamento ao racismo estrutural por meio da informação e do diálogo.

As manifestações realizadas durante a sessão dialogam com o cenário estadual recente. No dia 22 de janeiro, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, sancionou a Lei Estadual nº 19.722/26, que veda a adoção de cotas e outras políticas de ação afirmativa em instituições de ensino superior públicas ou que recebam recursos públicos no Estado.

Diante desse contexto, o espaço destinado ao lançamento do livro e às falas na tribuna reforçou o papel do Legislativo municipal como ambiente de debate democrático e plural.

A sessão contou ainda com a presença de autoridades e convidados, entre eles o Dr. Ismael de Cordova, professor da Unesc; Dudi Sonego Spilere, secretária municipal de Assistência Social e Habitação de Criciúma; Anaira Possoli Zapelini e Sabrina Dagostin Zanatta, oficiais de Justiça; além de Darcy Gomes Ferreira, diretor da Escola Luiz Tramontin.

Câmara

Projetos do Executivo

Durante a ordem do dia, os vereadores apreciaram matérias encaminhadas pelo Poder Executivo. O Projeto de Lei do Executivo nº 001/2026, que autoriza a aquisição, por doação e sem ônus ao município, de fração ideal de imóvel, foi aprovado por unanimidade.

Também foram discutidos o Projeto de Lei do Executivo nº 002/2026, que altera a Lei nº 2.851, de 13 de março de 2025, extinguindo a Secretaria da Fazenda, e o Projeto de Lei do Executivo nº 003/2026, que altera a redação da Lei nº 2.442, de 11 de agosto de 2020.

Indicações apresentadas

Durante a sessão, os parlamentares apresentaram as seguintes indicações ao Poder Executivo Municipal:

  • Indicação nº 001/2026 – Instalação de lombofaixa na Avenida 25 de Julho, no cruzamento com a ponte da Rodovia Antônio Walmor Canela, no bairro Centro.
  • Indicação nº 002/2026 – Pavimentação asfáltica da Rua Gélsio de Oliveira, no bairro Saturno.
  • Indicação nº 003/2026 – Realização de benfeitorias no Centro Comunitário da comunidade de São Pedro, com implantação de espaço de recreação infantil anexo.
  • Indicação nº 004/2026 – Pavimentação asfáltica da Rua Davi Monteiro, no bairro Vila Lourdes.
Redação – Natasha Monteiro


Marka final pauta
Coopera Rodapé 07

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo