Assunto já foi alinhado entre os parlamentares e deve entrar em pauta ainda este ano; mudança vale para a próxima legislatura.
A Câmara de Vereadores de Forquilhinha deve ampliar de nove para 11 o número de vereadores a partir da próxima legislatura. O assunto já foi alinhado e é consenso entre os parlamentares, e deverá entrar em pauta ainda este ano para tramitação no Legislativo.
Segundo o presidente da Casa, Célio Elias, a proposta é uma resposta ao crescimento populacional do município. “Forquilhinha tinha cerca de 27 mil habitantes em 2022 e, atualmente, se aproxima dos 35 mil. Tendo em vista esse cenário, essa ampliação busca garantir uma melhor representatividade à população”, destaca.
Elias afirma que o entendimento foi construído internamente com os cinco vereadores efetivos e os quatro suplentes. Além deles, os vereadores licenciados também serão chamados para dialogar sobre o tema antes do encaminhamento oficial da matéria.
O presidente destaca, ainda, que a Câmara tem condições financeiras de absorver o aumento. “Em 2025, o Legislativo devolveu mais de R$ 600 mil aos cofres do município, um resultado que demonstra a gestão responsável dos recursos públicos. Ou seja, hoje a Câmara tem condições financeiras de realizar essa ampliação sem comprometer o orçamento”, completa.
Ele ressalta que não haverá ampliação no número de assessores, já que a estrutura atual prevê um assessor por bancada, o que será mantido. Assim, o principal custo adicional será o subsídio dos dois novos vereadores.
Francine Ferreira












