FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Alerta

Bronquiolite infantil: o que é importante saber sobre a doença

frio julho 20210805 2067332992

Professora e Pediatra do Curso de Medicina da Unesc destaca informações sobre o assunto. Outono e inverno são estações propícia para o surgimento da enfermidade em crianças.

O inverno chegou oficialmente, embora a semana seja de temperaturas mais elevadas que o normal para a estação, ela comumente chega trazendo o aumento das doenças respiratórias, atingindo principalmente as crianças. É o caso da bronquiolite, enfermidade viral comum em crianças menores de dois anos e que geralmente é autolimitada. A doença é a principal causa de internações na infância, conforme alertou, no final de maio deste ano, a Secretaria Estadual de Saúde.

Segundo a pediatra e professora da Unesc, Meriene Viquetti, trata-se de um quadro obstrutivo das vias aéreas inferiores. “Os sintomas da bronquiolite são desencadeados por uma resposta inflamatória local, geralmente precedida por um resfriado comum, com presença de coriza, tosse e febre. É uma inflamação das pequenas vias aéreas, levando a descamação e necrose das células de dentro dos bronquíolos, formando tampões de secreção o que a gente pode chamar popularmente como catarro. A doença costuma durar de uma a duas semanas e geralmente tem o seu curso limitado. O tratamento é de suporte, como lavagem nasal, hidratação e uso de antitérmicos quando necessário”, explicou.

Credisol
Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider
Maderonchi
Contape

O principal vírus que causa a bronquiolite é chamado de vírus sincicial respiratório (VSR). A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, através do contato direto com gotículas eliminadas ao tossir, espirrar ou falar ou pelo contato com superfícies e objetos contaminados nos quais o vírus pode sobreviver por várias horas.

De acordo com Meriene, os pais ou cuidadores devem ficar atentos aos seguintes sinais de alerta nos pequenos: respiração rápida; aparecimento das costelinhas ao respirar; abertura da asa do nariz ao respirar e aparente falta de ar.

Prevenção

Conforme a pediatra, atualmente não existe vacina contra o vírus, havendo apenas uma opção de prevenção em casos específicos. “Para crianças prematuras extremas e com doenças cardíacas e pulmonares graves há indicação da realização do chamado Palivizumabe nos primeiros anos de vida. O Palivizumabe não é uma vacina, mas uma imunoglobulina, um tipo de anticorpo “pronto” que induz imunização passiva específica contra este vírus”, explica.

A principal forma de prevenir a doença, de acordo com a médica, é através da prevenção do contágio.

Confira as dicas divulgadas pela Secretaria de Saúde para prevenção da bronquiolite:

  • Praticar a etiqueta da tosse, cobrindo a boca e o nariz com um lenço de papel ou com o antebraço ao tossir ou espirrar, jogando o lenço no lixo;
  • Higienizar as mãos com frequência, utilizando água e sabão por pelo menos 20 segundos, auxiliando as crianças pequenas a fazerem o mesmo. Se água e sabão não estiverem disponíveis, utilize álcool gel a 70%.
  • Evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas;
  • Limpar e desinfetar superfícies e objetos que as pessoas tocam com frequência, como brinquedos, maçanetas e dispositivos móveis;
  • Evitar contato próximo com outras pessoas, evitando beijar ou compartilhar copos, talheres ou objetos pessoais;
  • Utilizar máscaras de proteção facial de forma consistente e adequada, cobrindo o nariz e a boca, e promovendo trocas constantes sempre que estiverem úmidas;
  • Evitar frequentar espaços coletivos e com aglomeração de pessoas.
  • Pessoas com sintomas de resfriado não devem interagir com crianças que apresentam alto risco de doença grave por VSR, incluindo bebês prematuros, crianças menores de 2 anos com doenças pulmonares ou cardíacas crônicas e crianças com sistema imunológico enfraquecido.

Atenção

Entre os focos de atenção para a prevenção do contágio, de acordo com Meriene, devem estar as medidas de higienização e limpeza nas creches, escolas ou outros ambientes que apresentam risco potencial de transmissão de doenças respiratórias, principalmente durante os meses de outono e inverno.

Redação – Agência de Comunicação Unesc


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo