FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Esportes

Brasil, o país do Futebol? Saiba em que outros esportes nos destacamos

conceito de futebol amador com treinamento de homem

Se você perguntar a alguém na rua qual dos esportes é o mais popular no Brasil, as chances dela responder “futebol” são imensas. Afinal, é claro que a grande paixão do brasileiro rola na grama dentro das quatro linhas.

No entanto, não é só ali que o Brasil se destaca, mas em muitos outros. Para provar isso, hoje trouxemos uma lista com alguns dos esportes mais relevantes e populares em nosso país. Alguns com muitos esportistas famosos e conquistas memoráveis.

Sendo assim, leia até o final para fazer uma viagem por esse universo conosco.

Net Lider
Contape
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Credisol

Além do futebol, outros esportes populares no Brasil

Como já dissemos, quando se fala em Brasil, o primeiro esporte que vem à mente da maioria é o futebol. E não há dúvidas de que o país possui uma história rica e bem-sucedida no esporte mais popular do mundo.
Porém, além do futebol, o Brasil se destaca em várias outras modalidades esportivas, que merecem nosso reconhecimento e admiração. A seguir, vamos mostrar algumas dessas modalidades e destacar atletas renomados e conquistas importantes.

Assim, você vai ver que assistir esporte ao vivo pode ser bem mais que ver a partida de futebol do seu time no domingo à tarde.

Futsal

O futsal é uma modalidade que possui uma grande paixão e tradição no Brasil. Ademais, a habilidade e o talento dos jogadores brasileiros são admirados em todo o mundo.

Desde os primeiros passos do futsal como esporte organizado, o Brasil figura entre os principais competidores. Com inúmeras conquistas, esse esporte já rendeu ao país 7 títulos mundiais, em 1982, 1985 e 1989, quando os campeonatos ainda ficavam sob a gerência da FIFUSA (Federação Internacional de Futebol de Salão). E em 1992, 1996, 2008 e 2012, já sob a chancela da FIFA.

Nomes como Falcão, considerado um dos maiores jogadores de futsal de todos os tempos, e Manoel Tobias, que estreou em 1984 e foi ícone do esporte, marcaram época.

Falcão, por exemplo, é conhecido por seu estilo habilidoso e suas jogadas incríveis, conquistando admiradores em todo o mundo. Aliás, muita gente que entende de ambos os esportes dizem que Falcão está para o futebol de salão assim como Ronaldinho Gaúcho está para o de campo.

Vôlei é outro dos esportes mais populares do Brasil

jovem jogador de volei na quadra

O vôlei é outro esporte de destaque no Brasil. Tanto no masculino quanto no feminino, o país se tornou uma potência mundial. A seleção feminina de vôlei conta com 2 medalhas de ouro olímpicas, sendo campeãs em 2008 e 2012. Já a equipe masculina levou a medalha de ouro em 1992, 2004 e 2016.

Além disso, a seleção masculina de vôlei também já foi campeã mundial em 2002, 2006 e 2010.

Grandes atletas como Giba e Serginho, na seleção masculina, e Sheilla, Fabiana e Fernanda Venturini, na seleção feminina, são exemplos que lideraram o Brasil em conquistas. E encantaram torcedores com sua técnica impecável e paixão pelo esporte.

Sem contar que não é só nos campeonatos internacionais e mundiais que os brasileiros se destacam, mas os nacionais também fervem. Ademais, grandes nomes do vôlei brasileiro jogam em times estrangeiros, o que contribui para levar o nome do Brasil aos quatro cantos do planeta.

Exemplos disso são a levantadora Macris, que atua pelo Fenerbahçe, da Turquia; e a oposta Rosamaria, que joga no Busto Arsizio, também turco.

Basquete

homem negro praticando esportes jogando basquete ao nascer do sol pulando silhueta

O basquete é outra modalidade esportiva que também merece destaque quando se trata de Brasil e suas conquistas. Afinal, o país conta com uma história de sucesso nesse esporte, tendo alcançado importantes resultados internacionalmente. Destaca-se a conquista da medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 1987, além das medalhas de bronze nas Olimpíadas de 1948 e 1960, e várias conquistas em campeonatos sul-americanos.

Grandes nomes como Oscar Schmidt, considerado um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos e recordista de pontos na história olímpica, e Hortência Marcari, que brilhou na seleção feminina, contribuíram para elevar o basquete brasileiro a patamares inéditos.

Assim sendo, não é só com os pés que os brasileiros sabem dominar a bola, mas com as mãos também. Não sendo poucos os títulos que o Brasil ganhou no vôlei e no basquete, por exemplo.

Jiu-jitsu

Uma arte marcial que se originou no Japão, o Jiu-jitsu ganhou fama e reconhecimento mundial com o Brasil. Assim, o país se tornou especialista nessa prática, produzindo alguns dos melhores atletas do mundo. E não é à toa que o Brasil é considerado uma potência no jiu-jitsu, com diversos campeões mundiais.

Desenvolvendo técnicas e habilidades comportamentais inovadoras, o país aperfeiçoou tanto a modalidade que é mais conhecido na área do que o próprio berço de origem, ou seja, o Japão.

Super atletas como Fábio Gurgel, Rodrigo Minotauro, Renzo Gracie, entre outros, são exemplos de esportistas renomados que elevaram o jiu-jitsu brasileiro a níveis incríveis.

MMA é uma das modalidades de esportes que mais crescem no Brasil

Ainda falando de artes marciais, o MMA, ou artes marciais mistas, vem ganhando cada vez mais popularidade no Brasil. O país tem uma longa história de sucesso e conquistas no esporte, especialmente no UFC (Ultimate Fighting Championship).

Ao longo dos anos, os lutadores brasileiros se destacam em diversas categorias de peso, levando o Brasil a ser considerado uma referência no MMA.

Entre os nomes mais famosos no cenário do MMA brasileiro temos Anderson Silva, que foi campeão peso-médio do UFC por um longo período, conquistando diversas defesas de título. Outro grande nome é José Aldo, campeão peso-pena por muitos anos e famoso por sua técnica e agressividade no octógono. Vale também mencionar Amanda Nunes, a primeira mulher a se tornar campeã em duas categorias de peso do UFC, conquistando tanto o título peso-galo quanto o peso-pena feminino.

Além disso, o Brasil é sede frequente de inúmeros eventos do UFC, provando sua importância no cenário mundial das artes marciais mistas. Lutadores brasileiros ganham destaque também em outras categorias de peso, como Fabrício Werdum, campeão peso-pesado, e Junior Cigano, ex-campeão peso-pesado, ambos do UFC.

Entre as mulheres destaque do MMA, que chegaram a ganhar contratos e levar cinturões pelo UFC, podemos citar Jéssica Bate-Estaca, Mackenzie Dern, dentre outras.

Viu só como o Brasil não é só o país do Futebol, mas o país dos esportes? Comente conosco qual desses esportes você mais gosta e volte sempre para mais informações interessantes como essas!


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo