FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Geral

Benefícios da atividade física aumentam na estação mais fria do ano

13

Com a chegada do inverno, alguns desistem da academia, outros se acomodam e reduzem ou param de praticar corridas ou determinada atividade esportiva. O que muitos não se dão conta é que a atividade física é tão essencial no inverno, quanto no verão, pois além dos benefícios que já se conhece, ajuda a prevenir e aliviar dores nos ossos e nas articulações causadas pela compressão vascular (diminuição do fluxo de sangue nos vasos do corpo) – problema comum nesta estação.

De acordo com o médico ortopedista e traumatologista, Joaquim Reichmann, o fato de as pessoas, muitas vezes, permanecerem encolhidas nas baixas temperaturas pode afetar e tencionar músculos e nervos. “Com isso, algumas partes do corpo ficam mais doloridas”, afirma o médico.

Reichmann alerta, ainda, que permanecer encolhido também pode afetar a postura e provocar dores na coluna. Nas articulações, o líquido sinovial (um dos elementos que formam o Sistema Locomotor, junto com os ossos, músculos, ligamentos e articulações), fica mais espesso com o esfriamento do corpo e pode também causar problemas. “O inverno é uma época do ano em que recebemos muitas queixas de desconforto nos ossos, articulações e músculos, apesar de haver poucos estudos sobre o impacto da baixa temperatura no organismo”, acrescenta.

Net Lider
Contape
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Credisol

Para quem sofre de doenças crônicas, o clima frio pode agravar a situação. “Na área de ortopedia, aumentam as reclamações de dores nas articulações e os sintomas da artrose ou da bursite ficam acentuados. Ainda existem dúvidas se o que realmente provoca as dores é a temperatura baixa ou a umidade do ar. No entanto, no inverno as pessoas têm menos disposição para a atividade física, o que é um grave erro para a saúde”, realça Reichmann.

Os músculos e articulações frequentemente parados provocam aumento nos sintomas de muitos problemas de saúde, pela perda de flexibilidade. Por isso, a orientação é praticar exercícios físicos. Alongamento diário e caminhadas também são importantes, pois são atividades físicas complementares e recomendadas para a maioria das pessoas, em qualquer idade.

O alongamento é essencial no frio para destravar ossos, músculos e nervos, para que o sistema locomotor funcione plenamente e com facilidade. Os exercícios de alongamento são simples e podem ser praticados em qualquer lugar.

Quanto à caminhada, alguns cuidados são necessários.  “É importante saber que a respiração se altera durante esta atividade no inverno, porque o ar gelado entra pelo nariz e se choca com a temperatura interna do corpo. Além disso, ficamos mais vulneráveis a lesões musculares e a outras doenças, como gripes e resfriados”, conclui Reichmann.

Francine Ferreira – MARCOS A. BEDIN


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo