FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Geral

Banco de Olhos: Previsão é de que obra física fique pronta dentro de 40 dias

banco de olhos

O proprietário da empresa responsável pelos trabalhos da estrutura do Banco de Olhos na cidade de Criciúma informou aos vereadores de que a obra – parte estrutural – ficará pronta em, no máximo, 40 dias. A informação foi repassada aos parlamentares que estiveram na manhã desta segunda-feira, 22, no local, através de um pedido da vereadora Tati Teixeira (PSD), com o intuito de fiscalizar as ações realizadas nos 75 metros quadrados do espaço, que funcionará dentro do Hospital Materno Infantil Santa Catarina.

“É um tema debatido há muitos anos, e esse é um momento importante. Paralelo a isso os parlamentares vão atuar para verificar e fiscalizar o processo licitatório para a compra dos equipamentos, que é a segunda parte, e necessária nesse processo. Acredito que dentro de 60 dias a obra esteja entregue a toda a comunidade”, disse, Tati Teixeira, lembrando ainda que outro detalhe que será verificado pelos edis é a questão da necessidade ou não de uma subestação. Quanto à manutenção do banco de Olhos, Tati afirmou que os parlamentares vão buscar os números exatos sobre o assunto.

O presidente da Câmara, vereador Daniel Freitas (PP), enfatizou que a visita foi produtiva. “Estamos vendo uma obra que há muito tempo estava sendo discutida, e agora está no seu ritmo final. Por outro lado há preocupação ainda no que se refere aos equipamentos. Vamos montar uma comissão e irmos até a sede da Celesc para obter informações no que se refere ao gerador, não só do Banco de Olhos, mas de toda a estrutura do hospital”, ressaltou.

Maderonchi
Contape
Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider
Credisol

Desde 2010, a cidade de Criciúma não faz captação de córneas por falta de um local adequado para realização do procedimento. Serão investidos R$ 118 mil em recursos do município em parceria com o Governo do Estado. A preparação do espaço contempla a reforma na sala, revisão nas instalações elétricas, hidráulicas e a climatização, já que o local exige um ambiente especial e controlado para o armazenamento das córneas doadas.

Segundo Almir Fernandes, pelo membro da Cruz Vermelha, e vice-presidente do Banco de Olhos, o que se espera é que assim que a obra for concluída, seja possível atender a demanda. “Estamos contabilizando perdas pela falta do banco. O Banco de olhos é auto-sustentável. Há 15 anos, com a parceria do IML, Polícia Civil e Cruz Vermelha, o Banco de Olhos realizou várias captações, que resultaram em mais de 1.000 transplantes de córneas, sendo que somente no segundo semestre de 2010 viabilizou 56 transplantes, sendo considerado um recorde nacional. Mas infelizmente deixamos de ser a capital nacional de captação de córneas”, lamentou Fernandes.

Hospital Santa Catarina

A questão relativa ao custeio do Hospital Materno Infantil também foi abordada pelos membros. O vereador Dr. Mello (PT), presidente da Comissão de Saúde, mencionou que o assunto será amplamente discutido pelos representantes da Comissão.

Participaram ainda da visita os vereadores Vanderlei Zilli (PMDB), Tita Beloli (PMDB), Paulo Ferrarezi (PMDB), Julio Colombo (PP).

Francine Ferreira – Daniela Savi

DSC 0093


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo