FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Educação

Banco de dentes: Projeto da Unesc auxilia no avanço da área odontológica

DSC 0060

Comunidade pode doar material para auxiliar o desenvolvimento do projeto

Muitos não sabem, mas existe um importante destino científico para os dentes descartados. Eles podem contribuir para o avanço da saúde, por meio de estudos e treinamentos realizados por alunos e professores do curso de Odontologia da Unesc.

É o BDH (Banco de Dentes Humanos), um projeto que já é realidade na Universidade e que além de auxiliar no avanço acadêmico, contribui para a eliminação da infecção cruzada e do comércio ilegal de dentes, que ainda ocorre nos dias atuais. Entretanto, a desinformação diminui a capacidade do BDH de oferecer material para estudos na área.

Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
Contape
Maderonchi
Net Lider

“Alunos, professores, profissionais da área da saúde e comunidade precisam entender a importância de ter um BDH em Criciúma. O dente é um órgão, e dentro desse contexto a compra e a aquisição ilegal é crime. Em vez de guardar ou descartar, os dentes extraídos podem servir para um propósito maior, como contribuir com a ciência, que através de pesquisas, pode buscar melhorias para a saúde bucal”, comentou a coordenadora do BDH da Unesc, Patrícia Just de Jesus Vanni.

Todo e qualquer tipo de dente pode ser doado, desde os dentes de leite até mesmo os cariados. “Na Universidade os alunos aprendem a trabalhar primeiro com os dentes do BDH em laboratório. A ideia é que eles tenham o maior contato possível com o órgão. Dentro desse contexto, a existência do BDH contribui também para a eliminação da infecção cruzada, que existe no manuseio indiscriminado de dentes extraídos”, afirmou Patrícia.

A estudante da oitava fase do curso de Odontologia da Unesc Rafaela Maria Diniz, também bolsista do projeto, afirma que o contato com o BDH contribui para a sua formação acadêmica. “Assim como todo profissional, um cirurgião-dentista precisa conhecer bem assuntos pertinentes à sua área.

O projeto traz uma ampla possiblidade de pesquisar e obter conhecimentos únicos. Mas para que ele seja ainda mais eficiente é preciso que a população tome conhecimento da importância cultural, bioética, social, legal e moral da existência de um Banco de Dentes como um Banco de Órgãos”, ressaltou a aluna.

Atualmente, a Unesc recebe doação de dentes para o banco das Unidades Básicas de Saúde, Estratégias da Saúde da Família e Centro de Especialidade Odontológica dos municípios que compõem a AMREC. Para doar basta trazer os dentes até a Clínica de Odontologia da Unesc. No local, o doador deve assinar um termo de Consentimento Livre e Esclarecido para então os dentes serem encaminhados ao BDH.

Mayra Lima| Foto: Davi Carrer

DSC 0033
DSC 0034
DSC 0039
DSC 0040
DSC 0048
DSC 0074
DSC 0009


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo