FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Geral

Baixas temperaturas são um convite para conhecer a Serra Catarinense

serra 1

Conhecida pelas temperaturas mais baixas do Brasil, a região da Serra Catarinense proporciona a turistas atrações em 17 cidades, cujas altitudes, na maior parte, ficam acima de 1.000 metros. Hospitalidade, comida farta, cavalgadas e clima ameno são os grandes atrativos da região. Mas outro fator contribui para o desenvolvimento do turismo na Serra: alguns destinos ficam a apenas duas horas da Capital.

Por iniciativa de fazendeiros locais, na Serra foram construídos os primeiros hotéis-fazenda e pousadas rurais do Estado. Em estruturas rústicas e centenárias, é possível encontrar ambientes que oferecem conforto, como salas de ginástica e saunas, aliando modernidade à simplicidade do campo.

Adeptos do Ecoturismo também encontrarão condições para a prática de esportes radicais. Rappel, montanhismo e trekking podem ser realizados no relevo acidentado da região, onde se encontram canyons, rios e cachoeiras – algumas com mais de 100 metros de altura e picos encontrados com abundância.

Contape
Maderonchi
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza
Credisol

Entre as paisagens que mais atraem visitantes está a Serra do Rio do Rastro, que fica na cordilheira da Serra Geral a 1.460 metros acima do nível do mar. É um cartão postal do Estado devido às curvas, em 12 quilômetros de extensão e paisagens que podem ser apreciadas de um mirante situado a 11 quilôemtros do centro de Bom Jardim da Serra. Em dias de tempo aberto, é possível enxergar o mar a mais de 100 quilômetros de distância.

Outro atrativo é o Parque Nacional de São Joaquim, no Mirante do Morro da Igreja. A vista encanta os visitantes e é lá que está a famosa Pedra Furada. Desde 2013 o acesso ao local vem sendo limitado para evitar o excesso de veículos transitando na área. As autorizações para visitação devem ser retiradas na sede do Parque Nacional que fica no município de Urubici. (Avenida Felicíssimo Rodrigues Sobrinho, 1542 – Bairro Esquina – Urubici – SC).

A Serra é ainda um convite para apreciadores de vinho com vinícolas instaladas em São Joaquim e cidades vizinhas. O clima e as características do solo permitem a produção de uvas finas, e consequentemente, vinhos de alta qualidade. No mês de março é realizada a Vindima de Altitude, colheita das uvas para a produção do vinho típico da região.

Nos meses de outono e inverno, um produto local chama a atenção dos visitantes: é o pinhão, que no Brasil pode ser encontrado apenas nos três estados do Sul. Em Lages, maior cidade da região, todos os anos é feita a Festa Nacional do Pinhão para celebrar a colheita. O pinhão também é indutor de outro tipo de turismo: o de observação de aves. Centenas de gralhas azuis, papagaios-charão e papagaios-de-peito-roxo migram à região nesta época do ano em busca do alimento.

O Morro do Campestre, também conhecido como Morro da Cruz, uma formação de arenito localizada 1.380 metros acima do nível do mar, localizada nos altos da Serra do Campestre, fica a aproximadamente 8 quilômetros do Centro de Urubici, por uma estrada sem pavimentação, pela Rodovia SC-439 (Av. Rodolfo Andermann) em direção ao município de Rio Rufino. O ponto turístico está dentro de uma propriedade particular, tendo o acesso liberado ao pagar uma pequena taxa em uma casa logo na entrada. A subida é íngreme e indicada apenas a carros off road. Pode-se também ir a pé em um percurso de aproximadamente meia hora.

Para quem gosta de pesca, a Rota da Truta abrange vários municípios: Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Lages, Painel, Rio Rufino, São Joaquim, Urubici e Urupema. O peixe é encontrado nos rios Pelotas, Canos, do Bispo, do Tigre e Lava-tudo, que passam por essas cidades. A Serra conta também com empreendimentos pesque-pague, onde o visitante pode levar os peixes que conseguir capturar nos açudes destinados à atividade.

Francine Ferreira – Luiz Roberto Francisconi

serra


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo