FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Meio Ambiente

Avança negociação para liberar o turismo embarcado de observação de baleias em SC

baleia franca pbf

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) garantiu que apresentará ao Governo do Estado, na primeira semana de novembro, a minuta da portaria de regulamentação para o turismo embarcado para observação de baleias no Sul do Litoral catarinense. Com isto, a expectativa é que a prática, suspensa há quatro temporadas, volte a ocorrer ainda em 2018 nas cidades de Imbituba, Garopaba e Paulo Lopes.

A confirmação foi dada em audiência do Fórum Parlamentar Catarinense na sede do instituto em Brasília, nesta terça-feira, 17, com a presença do secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan. Eles foram recebidos pelo diretor Paulo Faria e equipe. “Estamos comprometidos a fechar esta regulamentação até janeiro para permitir que, em 2018, esta prática volte a acontecer”, falou o diretor.

A minuta faz parte do plano de fiscalização que está sendo elaborado pelo instituto. “O turismo de observação de baleias tem uma importância muito significativa economicamente para aquela região e para o estado. Precisamos resolver esta situação”, salientou Pavan. A atividade estava suspensa desde 2013, após uma ação civil pública do Instituto Sea Shepherd.

Credisol
Net Lider
Contape
Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi

Os diretores do ICMBio ressaltaram ainda que haverá a constante avaliação do turismo embarcado e as operadoras estão sujeitas a punições e multas, além da suspensão das atividades. Também participaram da reunião deputados federais e estaduais, o presidente da Comissão do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de SC, Valdir Cobalchini, e a assessora especial da Secretaria de Articulação Nacional, Giliane Zanchett.

Francine Ferreira – Fernanda Rodrigues


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo