FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Meio Ambiente

Aumenta número de pontos próprios para banho em Santa Catarina

balneabilidade

O sexto relatório das condições das praias catarinenses, divulgado nesta sexta-feira, 13, traz uma boa notícia. O número de pontos próprios para banho aumentou para 148, o que representa 69,2% do total de 214 locais avaliados. Na Capital, dos 75 pontos monitorados, 60 (66,7%) estão aptos para os banhistas e, no interior do estado, 98 (72,1%) estão próprios para banho. As coletas e análises foram feitas entre os dias 9 e 12 de janeiro.

image?view=image&format=raw&type=img&id=22305

Foto: James Tavares/Secom

No relatório anterior, divulgado na semana passada, 143 pontos analisados estavam próprios para banho. No documento atual, cinco pontos passaram a ser impróprios e outros dez estão liberados para os banhistas. “Em relação ao mesmo período do ano passado, os números estão bem melhores. Acreditamos que é resultado da intensificação das fiscalizações, principalmente pelos municípios. Em longo prazo, poderemos avaliar melhor esses números”, explica o técnico de laboratório da Fatma, Marlon Daniel da Silva.

O técnico salienta que os banhistas devem evitar entrar na água próximo a saídas pluviais e de rios. As tradicionais placas que apontam as condições das praias têm sido constantemente alvo de vandalismo. Para que o banhista possa conferir a qualidade das praias de forma rápida e segura, a Fatma disponibiliza os relatórios no site www.fatma.sc.gov.br ou no aplicativo Praias SC, disponível para Android.

Dengo Produtos de Limpeza
Contape
Net Lider
Credisol
Maderonchi

Como o relatório é feito                         

Para dizer se um ponto é próprio ou impróprio para banho, a Fatma analisa a presença da bactéria Escherichia Coli, presente em fezes de animais e humanos. São necessárias cinco coletas consecutivas para se obter o resultado. Para esta temporada, as amostras começaram a ser coletadas em  31 de outubro. Quando em 80% das análises a quantidade da bactéria é inferior a 800 por 100 mililitros, o ponto é  considerado próprio.

Os pontos analisados são nos municípios de Araranguá, Bal. Arroio do Silva, Bal. Gaivota, Bal. Camboriú, Bal. Da Barra do Sul, Bal. Rincão, Barra Velha, Biguaçú, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Gov. Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José.

Francine Ferreira – Claudia De Conto


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo