FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Notícias

Atrasos no pagamento de caminhoneiros da Cooperminas geram revolta em vereadora

Ivone Minatto1

Ivone Minatto (PSD) fez pronunciamento exaltado na sessão desta semana da Câmara de Vereadores de Forquilhinha.

A sessão da Câmara de Vereadores de Forquilhinha desta segunda-feira, 19, foi marcada por inúmeros pronunciamentos de revolta, mas um, em especial, chamou atenção de quem compareceu. Trata-se do momento em que a vereadora, Ivone Minatto (PSD), se dirigiu à Tribuna para fazer uma manifestação de repúdio contra algumas ações da Cooperativa de Extração de Carvão Mineral dos Trabalhadores de Criciúma (Cooperminas).

No pronunciamento, muitas vezes citando o nome do presidente da mineradora, Juliano Medeiros, Ivone retratou extrema indignação com o atraso no pagamento de salários, tanto dos próprios mineiros, quanto dos caminhoneiros terceirizados. “Eu fico indignada quando uma carbonífera não tem condições de pagar os mineiros há três meses; e 26 caminhões trabalhando dia e noite, puxando rejeito e carvão, há oito meses”, argumentou.

Contape
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
Net Lider

Segundo a vereadora, os 26 caminhoneiros estão endividados, e alguns a procuraram na segunda-feira, antes da sessão, porque segundo os próprios trabalhadores, eles haviam procurado a diretoria da carbonífera para tentar receber pelo menos um pagamento, e acabaram sendo expulsos do pátio da mineradora. “São 26 famílias que estão devendo nos postos de gasolina, nas farmácias, nos mercados, e até mesmo as prestações dos próprios caminhões”, completou Ivone.

Outro lado

Parte dos caminhoneiros terceirizados para transportar o carvão na Cooperminas realmente tiveram os serviços suspensos. No entanto, o presidente da mineradora, Juliano Medeiros, não soube precisar a quantidade, e nem quantos ainda permanecem trabalhando. “Alguns foram demitidos por contenção interna de gastos”, explicou.

Já o atraso no pagamento foi confirmado. “Os salários realmente estão atrasados, mas serão pagos juntamente com o dos mineiros nas próximas semanas. O valor necessário para isso foi conseguido com a venda da parte de um consórcio que a empresa tinha com outras carboníferas em Maracajá”, finalizou.

 

Francine Ferreira


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo