FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Região

Atendimento no Hospital Regional de Araranguá será retomado nos próximos dias

entrega chaves hra 20180111 1135353117

O Hospital Regional de Araranguá terá seus atendimentos retomados, gradativamente, nos próximos dias. A definição foi resultado da terceira reunião de negociação realizada esta semana, envolvendo Instituto Ideas, Sindisaúde e Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá.

O encontro decisivo aconteceu em Laguna na manhã desta quinta-feira, 11, e contou com a participação do secretário de Estado da Articulação Nacional, Acélio Casagrande, e do secretário executivo da ADR Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt, que anunciaram o resultado em entrevista coletiva na sede da Agência de Desenvolvimento Regional no período da tarde, que contou com ampla participação da mídia regional.

Ficaram definidos com base de negociação os itens que foram levados para a apreciação da assembleia dos trabalhadores e aprovados, entre eles a contratação de 360 funcionários, além de médicos e setor administrativo, totalizando em média 440 funcionários; e estabilidade provisória/relativa.

Net Lider
Maderonchi
Contape
Credisol
Dengo Produtos de Limpeza

O Hospital Regional de Araranguá conta com 129 leitos, sendo que 60% deste montante é ocupado todos os meses. Um dos desafios será aumentar a taxa de ocupação da instituição, oferecendo outros serviços não realizados na região. “Um dos objetivos da saúde é diminuir o número de ambulâncias nas estradas, fazendo com que os pacientes sejam atendidos na sua região. No Regional de Araranguá queremos ocupar os demais 40% dos leitos disponíveis”, comenta o secretário de Articulação Nacional de Santa Catarina, Acélio Casagrande, que destaca também o empenho nas negociações iniciadas na última segunda-feira.

“Nos próximos dias, com o Instituto Ideas iniciando os trabalhos, teremos a volta dos serviços prestados à população. Em pleno funcionamento serão atendidos entre 3,7 mil e 4 mil pessoas no Pronto Socorro”, calcula. O Regional de Araranguá atenderá também uma média de 5 mil pacientes ambulatoriais.

Para que os atendimentos sejam iniciados o mais rápido possível, uma equipe da Secretaria do Estado da Saúde (SES), juntamente com técnicos da ADR, coordenados pela gerente regional de Saúde, Patrícia Gomes Jones Paladini, irá realizar uma vistoria no hospital para identificar os materiais que ainda estão à disposição e a necessidade de compra/locação. Uma comissão de avaliação e acompanhamento foi criada para este momento de transição entre o SPDM e o Instituto Ideas.

O futuro diretor do Hospital Regional de Araranguá, Leon Iotti, que representou o Instituto Ideas na entrevista coletiva, destacou na oportunidade o trabalho que vem sendo realizado pelo Instituto no Hospital Materno Infantil Santa Catarina, de Criciúma, que é auditado mensalmente, com aprovação de 100%.

Em relação à retomada de atendimento no HRA, Leon Iotti explica que a meta é realizar no menor prazo possível. “Temos que saber em que condições o hospital está em relação a medicamentos e equipamentos, dentre outros materiais. Vamos fazer um inventário e iniciar a seleção de pessoal, com compromisso do número mínimo de 360 trabalhadores, mais a equipe médica. Temos por vocação bem atender. Este é o momento de unirmos forças em prol da abertura em tempo recorde, com apoio da Gerente de Saúde e da Unidade de Pronto Atendimento, já que temos ciência da importância do Hospital Regional de Araranguá para a população”, disse.

Segundo o secretário executivo da ADR Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt, um edital para contratação do novo gestor já está sendo elaborado pela Secretaria de Estado da Saúde e terá metas claras de atendimento para o hospital e também para a Policlínica Regional Sul. “Traremos o edital para discussão na região, com secretários de Saúde, Prefeitos, representantes de entidades e demais lideranças”, explica, lembrando que neste período, será cobrado do Ideas o ótimo atendimento aos pacientes, a pedido do governador Raimundo Colombo e do vice-governador Eduardo Pinho Moreira.

Francine Ferreira – Douglas Saviato


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo