Região

Até julho, Hospital São José já registrou cinco captações de múltiplos órgãos

Após a constatação da morte encefálica com a realização de todos os exames necessários para comprovação de um paciente de 62 anos, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico, a Comissão Hospitalar de Transplante-CHT e equipe de neurologistas do HSJosé verificou que haveria por meio deste paciente, a possibilidade de doação de órgãos.

As enfermeiras Renata Mendes Machado e Daniela Luiz entrevistaram a família para explicar sobre o processo de doação. Informados sobre o assunto e como a ação, mesmo em meio a dor poderia ajudar outras vidas, foi realizada a autorização a doação de órgãos.

“Sabemos que este momento é muito delicado e doloroso para família, mas precisamos fazer a abordagem e oferecer aos familiares apoio; explicar que outras pessoas podem ser ajudadas por meio da vida deles. O sim para autorizar a doação, certamente vai beneficiar não só um, mas neste caso, três pacientes que estavam na fila de espera por um órgão para sobreviver”, comenta a enfermeira Renata Mendes Machado, que faz parte também da equipe CHT.

Maderonchi
Net Lider
Colinas Chocolatteria
Star Seguros
Dengo Produtos de Limpeza
Posto Bravo

Foi possível fazer a captação de fígado, rins e córneas do paciente.

Para a realização de procedimentos desta natureza, enfermeiras, técnicas de enfermagem, médicos cirurgiões e equipe de apoio são acionadas para que tudo ocorra da melhor forma no menor tempo possível. Para captação de órgãos, médicos da central de transplantes de Florianópolis são acionados e realizaram o procedimento com apoio da equipe do HSJosé.

No Centro Cirúrgico do HSJosé, a equipe da CHT contou com o auxílio das enfermeiras Francielle Kreutz e Morgana Carboni.

Redação – Kátia Farias

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo