FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Cultura

No artesanato, oportunidades de renda e reconhecimento

francine feira artesanato forquilhinha 7

Primeira edição da “Feirarte” foi realizada no último sábado, iniciando o projeto “Cultura e Economia Solidária” em Forquilhinha.

A professora Terezinha Gava decidiu virar artesã depois que o aposento chegou, como forma de ocupação. Moradora de Forquilhinha, tem trabalhado muitas técnicas e aplicações com tecidos e com bonecas. Para ela, ter participado da 1ª Feirarte foi a chance que esperava para começar a divulgar seus artesanatos. “São oportunidades que não podemos deixar passar, temos que aproveitar, porque o que era um passatempo pode, muito bem, se tornar uma fonte de renda”, argumenta.

A artesã participou, assim como outros profissionais que trabalham com artesanato, da primeira exposição organizada pelo projeto “Cultura e Economia Solidária” no Centro de Forquilhinha, no último sábado. A antiga Estação de Tratamento de Água, ao lado da Passarela das Origens na Avenida 25 de Julho, foi totalmente revitalizada para ser palco da feira, que tem com objetivo valorizar os trabalhos dos artesãos cadastrados na cidade.

Dengo Produtos de Limpeza
Contape
Maderonchi
Net Lider
Credisol

De acordo com a coordenadora do Departamento de Cultura de Forquilhinha, Isabela Niehues, a intenção é fomentar a produção e comercialização de artesanato no município, o que fomenta também, por consequência, os setores cultural e de turismo. “Queremos reconhecer e valorizar os saberes nativos da nossa terra e do nosso artista local. Com esse espaço esperamos facilitar a divulgação e venda do que já é produzido aqui”, completa.

A ideia inicial é realizar a Feirarte uma vez por mês. “Mas dependendo da organização e interesse dos artesãos expositores, poderemos ampliar e abrir o espaço durante todos  os sábados”, reforça Isabela.

Para participar, é necessário cadastro

No entanto, a coordenadora ressalta que o profissional que tiver interesse em expor seus artesanatos precisa se cadastrar no Centro Cultural de Forquilhinha. “É uma exigência para que possamos fazer um mapeamento cultural, de todos os artistas, para criar um banco de dados no município. Assim, poderemos acompanhar e auxiliar todos os trabalhos realizados no setor. Quem não estiver cadastrado não poderá expor na feira e nem futuramente, na HeimatFest, por exemplo”, alerta.

Mais informações podem ser obtidas no Centro Cultural de Forquilhinha, pelo contato (48) (48) 99929-5350 ou no e-mail depcultura@forquilhinha.sc.gov.br.

Francine Ferreira


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo