saúde

Após alta na procura, SC amplia ações para atender demanda por leitos pediátricos em hospitais

hospital infantil joana de gusmao uti infantil 20220516 1543795011

O aumento na procura por atendimento pediátrico tem mobilizado as equipes da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Nesta segunda-feira, 16, uma reunião determinou diversas frentes de trabalho buscando, principalmente, ampliação da oferta de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pelo Sistema Único de Saúde (SUS). São elas: ações preventivas para as doenças respiratórias sazonais – responsáveis pela maioria dos atendimentos – e o mapeamento e aquisição de leitos.

Em paralelo à ação de mapeamento que busca ampliar a rede, o Estado vem garantindo o atendimento a todos os catarinenses, seja por meio de compra de leitos na rede privada, seja por transferência para outras unidades de federação quando identificada a necessidade e viabilidade.

“Não estamos medindo esforços para qualificar ainda mais os atendimentos pediátricos. Nós, como Secretaria de Estado da Saúde, estamos debruçados sobre o tema. Hospitais já foram mapeados na busca de ampliar esses leitos à disposição”, explica o secretário Aldo Neto.

Net Lider
Posto Bravo
Maderonchi
Contape
Dengo Produtos de Limpeza

Além da ampliação de leitos de UTI pediátricos e neonatais, o aumento também deverá ocorrer nos leitos de retaguarda. Aliado a isso, as ações de prevenção buscam conscientizar sobre a importância da vacinação infantil contra a gripe (influenza). As crianças de 6 meses a 9 anos têm direito à dose no Sistema Público. No entanto, na campanha de vacinação deste ano, apenas 20,3% desse grupo foi imunizado até o momento em Santa Catarina.

“A vacinação é fundamental, precisamos urgentemente que os pais levem suas crianças para serem imunizadas. Além disso é importante que os familiares estejam atentos as condições clínicas e as acompanhem até as unidades básicas de saúde. Se a criança for rapidamente diagnosticada e medicada, nós evitamos um agravamento do quadro e que ela venha a necessitar de uma UTI”, complementa o secretário.

Ampliações já em desenvolvimento

Nesta segunda-feira, 16, o Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), de Florianópolis, reativou nove leitos de internação. Nos próximos dias serão mais quatro unidades. O espaço estava dedicado ao acolhimento de pacientes com Covid-19.

Com a reativação, a unidade abre espaço para receber crianças que chegam na Emergência com necessidade de internação. Nos últimos 30 dias, o HIJG já havia aberto outros oito leitos no intuito de minimizar a lotação das unidades de internação. .

Redação – Karla Lobato

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo