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Aplicativo PMSC Mobile vence prêmio do Fórum Nacional de Juizados Especiais

PMSC Mobile

Iniciativa, financiada pelo Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL), tem como objetivo agilizar atendimentos da PM em Santa Catarina e foi contemplada na categoria ‘Operadores do Direito’.

O PMSC Mobile, projeto financiado pelo Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL), foi vencedor do Prêmio FONAJE na categoria “Operadores do Direito”, realizado pelo Fórum Nacional de Juizados Especiais. Esse é o terceiro reconhecimento que o programa recebe desde a sua implementação.

O PMSC Mobile é um aplicativo voltado ao policiamento monitorizado, com o intuito de gerir e registrar os atendimentos de ocorrências de forma mais eficaz. Um tablet disponível nas viaturas permite consulta aos sistemas da PM e da Polícia Civil em tempo real. Agregado a uma impressora térmica portátil, o sistema permite a impressão imediata do boletim de ocorrência. Testado inicialmente no 12º Batalhão da PM em Balneário Camboriú no ano de 2015, estendeu-se para todo o Estado, reduzindo pela metade o tempo de atendimento das ocorrências.

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O projeto do PMSC Mobile foi aprovado em julho de 2016 pelo Conselho Gestor do FRBL e recebeu recursos no valor de R$ 3.463.850,00, que possibilitaram a plena execução do programa, desenvolvido pela Polícia Militar de Santa Catarina. Após a realização do processo de licitação, o projeto ainda teve seu valor reduzido em cerca de R$ 100 mil e conseguiu adquirir mais equipamentos.

No total, durante a execução do projeto foram adquiridos 687 tablets, 937 impressoras térmicas portáteis e 687 adaptadores para as viaturas. Também foram comprados 250 smartphones, 250 suportes e 250 baterias extras para utilização de demais modalidades de vigilância (a pé, motocicleta, bicicleta, dentre outras). Em dezembro de 2017, após a finalização, toda a frota da PM no Estado, inclusive a Polícia Militar Ambiental, tornou-se 100% mobile.

Resultados e reconhecimentos

Com a efetivação do projeto foram atendidas, até dezembro do ano passado, 1.132.582 ocorrências e foram realizados 357.658 boletins de ocorrência (BO) e 568 mil autos de infração de trânsito. As informações antes constatadas em até 11 formulários de papel foram migradas para plataformas eletrônicas, resultando em uma maior agilidade e economia. Com a otimização, o custo para realizar para 50 BOs foi reduzido de R$ 23,20 para R$ 1,60. Já o tempo estimado de um atendimento, que era de cerca de 50 minutos, foi reduzido para 30 minutos, quase dobrando a capacidade de trabalho das companhias.

Em agosto de 2017, o PMSC Mobile também foi selecionado como um dos cinco vencedores da categoria ”Inovação em processos organizacionais, serviços ou políticas públicas no Poder Executivo estadual/distrital” no 21º Concurso de Inovação no Setor Público, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). A iniciativa também recebeu o Prêmio Excelência em Governo Eletrônico (e-Gov) 2016, na categoria ”Administração Pública”.

Francine Ferreira – Coordenadoria de Comunicação Social MPSC


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