FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Região

Apae de Araranguá realiza acompanhamento com crianças para identificar deficiências

Fotos Filipe Gabriel 2

Projeto de Estimulação Essencial atende crianças de 0 a 6 anos e avalia o melhor tratamento para cada uma.

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Araranguá realiza o trabalho de Estimulação Essencial em crianças de 0 a 6 anos. A intenção é fazer um acompanhamento com os menores para identificar possíveis deficiências e avaliar qual o melhor tratamento para cada um.

Segundo a pedagoga Rosa Maria do Canto, o acompanhamento é feito com profissionais da Fisioterapia, Fonoaudiologia e Pedagogia. “A estimulação é realizada através de atividades lúdicas (brinquedos e cores) que trabalham a concentração, coordenação e percepção das crianças”, explica.

Contape
Maderonchi
Net Lider
Credisol
Dengo Produtos de Limpeza

A pedagoga ressalta que até o terceiro ano de vida da criança não é considerado deficiência e sim um atraso no desenvolvimento que pode ser revertido, exceto quando o bebê já nasce com alguma síndrome.

O projeto preventivo tem a intenção de contribuir no processo de desenvolvimento infantil. Na área da Fisioterapia, o acompanhamento é baseado nos reflexos, aqueles movimentos involuntários que aparecem no final do terceiro mês de vida, quando a criança já tem controle de cabeça. Já a Fonoaudiologia trabalha a parte da comunicação.

Quanto antes a criança começar o acompanhamento, melhor. Conforme a diretora da Apae, Clarinda de Vila, os pais precisam se conscientizar sobre a importância de procurar ajuda profissional caso o filho nasça com algum atraso de desenvolvimento. Atualmente, 21 crianças participam do Projeto de Estimulação Essencial.

Francine Ferreira – Filipe Gabriel Teixeira


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo