FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Comunidade

Animais abandonados em Forquilhinha viram pauta na Câmara de Vereadores

Animais abandonados

Indicação encaminhada à Saúde sugere ações para diminuir riscos de doenças e acidentes com animais abandonados.

O crescente número de animais abandonados, principalmente os cães, é motivo de preocupação em Forquilhinha. Matilhas circulam sem rumo pelas ruas do município provocando um cenário triste para os bichinhos, e também problemas de saúde pública. A vereadora Marilda Casagrande (PP) apresentou indicação nº 129/2022, que solicita à Secretaria de Saúde ações para diminuir riscos de doenças e acidentes.

“Os moradores estão encontrando cachorros doentes nas ruas. Precisamos que a Secretaria de Saúde organize uma ação específica para mudar esta realidade num curto espaço de tempo, haja vista que o problema tem se agravado a cada dia. Há um projeto de castração importante em nosso município, mas acredito que podemos avançar”, justifica Marilda, autora da indicação aprovada nesta segunda-feira, dia 31, pelos demais vereadores.

Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider
Credisol
Contape
Maderonchi

O vereador Érico D’ Amorin (PSD) foi secretário de Agricultura e acompanhou de perto o problema de animais abandonados em Forquilhinha. “Algumas vezes tiramos um cachorro de rua e vem mais quatro de outros municípios, pois soltam aqui e já foi flagrado. Um levantamento foi feito e chegaram a contabilizar 4 mil cães nas ruas. A secretaria tenta resolver o problema, mas é uma situação complicada. Nesse mês tivemos 89 animais castrados”, declara.

Para o vereador Dinho Rampinelli (PL), o projeto de castração é bom, mas resolve o problema dos animais abandonados a longo prazo. Ele sugere aplicação de vacinas nos cães para evitar a transmissão de doenças. “É uma questão de urgência e saúde pública”, ressalta. Na avaliação do vereador Felipe Dordete (PP), uma estrutura municipal para abrigar os cães e gatos também deve ajudar a amenizar o problema.

Mais destaques da Sessão

Projetos aprovados

PLE nº 79/2022 – Altera a redação da Lei nº 1325, de 21 de novembro de 2007 e dá outras providências. Projeto aprovado por 5×3 com votos favoráveis de Marcos Rocha Macedo (PDT), Ivone Minatto (PSD), Jucemar Borges (PP), Patrícia Floriano (PDT) e Érico D’ Amorin (PSD). Os vereadores Felipe Dordete (PP), Dinho Rampinelli (PL) e Marilda Casagrande (PP) foram contrários ao projeto que aumenta a contribuição do servidor ao ForquilhinhaPrev, passando de 11% para 14%.

PLE nº 84/2022 – Autoriza o chefe do Poder Executivo a efetuar ressarcimento de despesas da atleta de karatê de Forquilhinha, Laura Carvalho Spillere, para participação do Campeonato Brasileiro de Karatê, que acontece de 7 a 12 de novembro, em São Paulo.

PL nº 22/2022 – Altera e consolida a legislação do quadro permanente de pessoal do Poder Legislativo e estabelece outras providências.

Indicação

128/2022 – Recuperação da Rua Salvato Tiscoski, no Bairro Centro. (Dinho Rampinelli – PL)

Redação – Filipe Casagrande


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo