FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Infraestrutura

AMREC chega ao topo do sistema carcerário catarinense

PenitenciáriaFemininaSul
Foto: Luicas Sabino/A Tribuna

Penitenciária Sul Feminina inaugurada nessa terça-feira, 30, é a primeira unidade específica para mulheres em Santa Catarina.

Com promessa de ser modelo para Santa Catarina e até mesmo para o Brasil, foi inaugurada na manhã dessa terça-feira, 30, a Penitenciária Sul Feminina, a primeira unidade construída especificamente para mulheres condenadas do Estado. O espaço, localizado na comunidade de Vila Maria e ao lado da Penitenciária Sul Masculina, conta com 286 novas vagas e já começará a receber detentas a partir de fevereiro.

Com o início do funcionamento, conforme a diretora da Penitenciária Sul Feminina, Vanessa Colares de Bitencourt, a ala de mulheres do Presídio Regional de Criciúma não existirá mais. Ao invés disso, as que aguardam julgamento serão encaminhadas ao Presídio Regional de Tubarão e as já condenadas para a nova penitenciária feminina. “Receberemos detentas de toda Santa Catarina, mas sempre priorizando o Sul”, garantiu.

Dengo Produtos de Limpeza
Contape
Credisol
Net Lider
Maderonchi

A obra de Criciúma, orçada em torno de R$ 20 milhões, conta com alas de carceragem, berçário, creche, oficinas de trabalho, parlatórios, salas de encontro íntimo, áreas de saúde, salas de aula, lavanderia, cozinha, além da área administrativa. “Temos a oportunidade de fazer parte de um momento histórico para o sistema penitenciário. A luta de todas as mulheres tem sido marcada pela busca dos direitos fundamentais e o ainda Brasil possui inúmeras desigualdades. Com essa unidade conseguimos avançar na meta de garantir mais dignidade para as presas, e o nosso planejamento prevê a extinção de presídios mistos em Santa Catarina até o fim de 2018”, argumentou a secretária de Justiça e Cidadania, Ada De Luca.

Oficinas de trabalho

Juntamente com o início das atividades na penitenciária, será colocado em prática, também, um plano de atividade laboral montado para contemplar todas as presas. “Primeiramente, serão 100 pessoas trabalhando com confecções, mediante um convênio já firmado. Também haverá educação formal em parceria com o Ceja e a Secretaria de Estado da Educação e cursos profissionalizantes”, reforçou a diretora da unidade.

Presença de lideranças nacionais

A inauguração contou a participação do ministro da Justiça, Torquato Jardim, que ressaltou que, mais uma vez, Santa Catarina participa do que é mais eficiente e moderno no que diz respeito ao sistema carcerário do Brasil. “Aqui se aprende e se leva o conhecimento para todo o país. Nessa nova penitenciária as detentas não encontrarão um fim, e sim uma transição e um compromisso social de retorno responsável para suas famílias. Tenho certeza que teremos uma experiência de sucesso no que diz respeito à ressocialização e reencontro com a liberdade”, completou.

Para o diretor-geral do Departamento Penitenciário Nacional, Carlos Alencastro de Carvalho, o Governo Federal gostaria que as ações que tem sido realizadas para melhorar o sistema carcerário de Santa Catarina fossem espalhadas por todo o Brasil. “Até porque, nesses casos, temos que pensar tanto nas mulheres que se tornam detentas, quando em seus filhos, que precisam das mães e suporte para se tornarem bons cidadãos no futuro”, alegou.

Além de Criciúma, a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (SJC) está construindo mais três unidades com todas as condições adequadas ao público feminino em Chapecó, Itajaí e Joinville. “Já geramos mais de sete mil vagas no sistema carcerário do Estado, sempre priorizando a ressocialização por meio do trabalho e da educação. Podemos e vamos melhorar ainda mais”, finalizou o vice-governador Eduardo Pinho Moreira.

Francine Ferreira


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo