FORQUILHINHA Previsão do Tempo
saúde

Teste do pezinho: SC amplia a distribuição de insumos

Teste do pezinho

O teste do pezinho é oferecido em mais de 1.200 unidades de Saúde, de forma gratuita, em todos os municípios catarinenses, e é fundamental para detecção de doenças que podem impactar o desenvolvimento dos bebês no período mais vulnerável: os primeiros meses de vida. Neste Dia Nacional do Teste do Pezinho, marcado em 6 de junho, a Secretaria de Estado da Saúde anuncia que irá duplicar, a partir do próximo mês, o número de lancetas, instrumentos que garantem mais qualidade do exame.

“Nosso governo não economiza quando o assunto é Saúde. Essa área é prioridade para nossa gestão, sempre melhorando a qualidade dos serviços e garantindo que todo catarinense receba atendimento médico ao chegar em uma unidade. Investir em Saúde, ainda mais nesse caso em que falamos dos bebezinhos das famílias de SC, é investir no futuro do nosso estado”, ressaltou o governador Jorginho Mello.

Esse material extra proporciona mais segurança no momento da coleta. “A punção de calcanhar para coleta de sangue para o teste do pezinho possui uma característica específica e exclusiva para obter a quantidade de sangue adequada para amostra. Algumas coletas apresentam um desafio aos profissionais de saúde, por temperaturas baixas e fragilidade capilar do bebê. Para isso, é necessário contar com uma reserva técnica de lancetas para esses casos”, explicou a enfermeira da Coordenação Estadual de Triagem Neonatal, Francielle de Almeida.

Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi
Net Lider
Credisol
Contape
ZACA6579

Anitápolis é referência nacional

Em Santa Catarina, o município de Anitápolis ampliou ainda mais a atuação. Considerando a dificuldade de acesso de algumas famílias, devido à distância, ou mesmo meio de transporte, implantou a coleta domiciliar do teste do pezinho, se tornando uma referência nacional.

A equipe formada por técnicos de enfermagem e enfermeiros da unidade básica de saúde se dirigem até as residências realizando além da coleta, um atendimento completo com orientações de amamentação e cuidados com o bebê.

“Garantir o acesso em tempo oportuno é imprescindível para o programa da triagem neonatal e para a saúde da criança. Com a coleta domiciliar do exame ganhamos velocidade no resultado”, reforça Francielle.

ZACA6672

O teste

Em 2022, o Programa Nacional de Triagem Neonatal Biológica realizou, em Santa Catarina, 88.707 exames em recém-nascidos. A recomendação para coletar este exame é a partir de 48 horas de vida até o 5° dia de vida, e ele é fundamental para identificação de marcadores de doenças que ainda não apresentaram sintomas, sendo elas: Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Doença Falciforme e outras hemoglobinopatias, Fibrose Cística, Hiperplasia Adrenal Congênita e Deficiência de Biotinidase.

Os dados do Estado são positivos, com uma cobertura de 92% dos nascidos vivos. Entre janeiro e maio de 2023 foram 38.765 testes realizados.

ZACA6651

O hospital de referência para o atendimento desses pacientes em que há a detecção de alguma dessas condições é o Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), em Florianópolis. A indicação é que o início do tratamento ocorra logo que haja o diagnóstico. “Pedimos sempre aos pais que não deixem de fazer o teste do pezinho, que não deixem de ver o resultado. É muito importante para a saúde da criança. O hipotireoidismo, por exemplo, se não tratado logo, pode levar a consequências de dano cerebral e até de debilidade mental irreversível. Não deixem de prestigiar e entender que a saúde do filho de vocês depende muito desse início de vida da triagem neonatal”, afirma o endocrinologista pediátrico, Paulo Cesar Silva.

O teste é rápido, fácil e seguro. Ele pode ser acessado pelas mães, num período de até 90 dias, neste site.

Redação – Agência Catarinense de Notícias


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo